Como contratar uma hospedagem para o seu site

Quando falamos em construção de um site, contratar uma hospedagem é um dos passos essenciais. Sem ela, torna-se praticamente impossível manter um site online por muito tempo.

A hospedagem, juntamente com o domínio, fazem parte da estrutura básica inicial para você conseguir construir um site e divulgar a sua marca.

Mas como contratar uma hospedagem? E qual opção escolher? Nós explicamos tudo, a seguir!

O que é uma hospedagem?

Em outro artigo, nós compartilhamos que o domínio é como se fosse o endereço físico da sua empresa. Seguindo esse exemplo, a hospedagem é como se fosse o terreno.

No mundo físico, um terreno pode conter um prédio com inúmeras salas comerciais, onde várias empresas compartilham da mesma estrutura. Da mesma forma, esse terreno também pode conter um prédio apenas, totalmente dedicado ao seu negócio – no mundo virtual a lógica é a mesma!

Existem hospedagens que oferecem um pacote compartilhado, onde você terá um “espaço dentro do prédio”, compartilhando o lugar com outras empresas.

O lado positivo disso é que o custo mensal se torna mais barato, mas a desvantagem é que seu site se torna muito mais lento, apenas por estar nessa estrutura. Entretanto, se você está começando agora e realmente precisa enxugar custos, essa pode ser uma opção.

Apenas tenha em mente que uma porcentagem maior dos seus clientes não esperarão o site ser carregado e você pode perder venda por isso.

E qual seria o cenário ideal?

O cenário ideal é você contar com um “terreno” apenas para a sua empresa, sem compartilhar com outros. Esse é o conceito de hospedagem dedicada.

Dessa forma, a velocidade de carregamento do seu site se torna muito superior por ter apenas o seu site instalado neste servidor (o seu “prédio” dentro do seu “terreno”).

É claro que aqui o custo pode ser bem mais elevado, inviabilizando a opção dependendo do seu momento atual.

Por isso, uma terceira opção é a hospedagem “semi-compartilhada”. Que, em um paralelo, seria como se você tivesse um geminado em um terreno, compartilhando ele com menos pessoas.

Muitos serviços de hospedagens, como a Umbler, se baseiam nesse conceito.

Assim, nos planos iniciais, você pode contar com uma hospedagem “semi-compartilhada”, onde o desempenho do seu site é bem menos afetado do que uma hospedagem totalmente compartilhada.

Neste caso, o custo mensal é de cerca de R$ 25,00, bem abaixo de uma hospedagem dedicada, que pode passar dos R$200 mensalmente, dependendo do volume de tráfego no site.

Como contratar a sua hospedagem

Contratar uma hospedagem não é tão complexo quanto parece. E, para exemplificar o processo, vamos utilizar a plataforma Umbler, que é uma das que recomendamos para os clientes da Pixel Perfect.

O processo de contratação deles é extremamente simples, basta clicar aqui para acessar a plataforma, informar seu e-mail e clicar em “Comece agora grátis” para ativar seu período de teste.

Imagem de boas-vindas da Umbler hospedagem

Na sequência, você deverá informar seu nome e senha de acesso à plataforma. Essa senha não é (e nem deve ser) igual à senha que você usará no seu WordPress futuramente.

Tela de cadastro da Umbler

Ao clicar em “Criar conta”, a Umbler te enviará um e-mail para confirmar a sua identidade. Então, é só clicar no link dentro desse e-mail para ter sua conta ativada!

Quando ativar sua conta, você estará na tela de login. É preciso informar o mesmo e-mail e senha usados no cadastro para entrar na plataforma.

Criando um novo projeto

Ao entrar na sua conta Umbler, clique em “+ Novo”, informando o seu domínio, seguido de clicar no botão “Continuar”.

Selecionar um domínio na Umbler

Assim, seu novo projeto pode ser adicionado no seu dashboard inicial da Umbler.

Agora, basta clicar em “Criar Site” no seu projeto para contratar um pacote.

Criar site na Umbler

Quando clicar neste botão, você verá duas opções, clique em “Instalar WordPress” (a não ser que você seja programador e queira instalar uma aplicação em PHP).

Na sequência, informe o título do seu site, seu e-mail, usuário e senha que serão usados como administrador.

Em Plano, escolha o tipo “Elástico”, que vai funcionar como se fosse o geminado em um terreno que falamos no nosso exemplo. E, em Recursos do site, coloque em PP para começar.

Um pouco abaixo, desmarque a opção de backup – mas caso você ainda não tenha um processo de criar o próprio backup do site, recomendamos deixar a opção marcada.

Configurações Umbler

Agora, basta prosseguir para instalar o seu site!

Domínio e hospedagem ✅

Uma vez que você tenha o domínio e a hospedagem, é possível passar para a etapa de construção do site em si! Um assunto que, por si só, merece um artigo completo.

Mas saiba que existe a possibilidade de você construir o seu site. Entretanto, é muito mais prático contar com uma empresa especializada no assunto.

Conte com a Pixel Perfect para elaborar a sua plataforma, para criar uma presença digital única! Fale conosco!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de um site?

Vamos conversar!