Contratar uma empresa ou fazer um site por conta própria?

Ter um site é essencial para qualquer negócio ou profissional que queira divulgar seus produtos, serviços ou portfólio na internet. Mas como criar um site de forma eficiente, econômica e atraente: contratar uma empresa ou fazer um site por conta própria?

Basicamente, essas são as opções mais comuns e cada uma tem pontos positivos e negativos.

Então, para te ajudar a tomar uma decisão, vamos comparar as vantagens e desvantagens de contratar uma empresa ou fazer um site por conta própria.

E claro, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre construção de páginas online. Confira!

Contratar uma empresa ou um profissional especializado

Contratar uma empresa ou um profissional especializado para criar o seu site pode ser uma boa opção se você quer ter uma página personalizada, com design exclusivo, funcionalidades avançadas e suporte técnico.

Isso porque, essa opção garante que o seu site será feito de acordo com as suas necessidades específicas, seguindo as melhores práticas de web design e programação.

Além disso, contratar uma empresa também é interessante porque, normalmente, existe uma equipe capaz de inserir recursos extras no seu site.

Ou seja, a plataforma da sua marca poderá ter ferramentas como formulários, chatbots, integrações com redes sociais, sistemas de pagamento, lojas virtuais, blogs, newsletters, entre outros. Isso ajuda a aumentar a interação, a conversão e a fidelização dos seus visitantes.

Outra vantagem dessa opção é que você poderá contar com o suporte técnico. São pessoas que vão te orientar e resolver qualquer problema que possa surgir. Você também poderá solicitar alterações ou atualizações no seu site sempre que precisar.

No entanto, essa opção também tem suas desvantagens. A principal é o custo, que pode ser alto dependendo da complexidade e do tamanho do site. Na prática, você terá que pagar pelo serviço de criação do site, além dos custos de hospedagem, domínio, conteúdo, otimização e manutenção.

Outra desvantagem dessa opção é o tempo. Além do período de desenvolvimento do site em si, é preciso aguardar pela disponibilidade da empresa ou do profissional para fazer qualquer alteração no site.

Uma última desvantagem é a dependência no desenvolvedor. É preciso confiar na empresa ou no profissional para criar o site do jeito que você quer, sendo que a maioria das alterações da página dependem do fornecedor.

Site personalizado e profissional

Fazer um site por conta própria

A outra opção para criar a presença digital da sua empresa é fazer um site por conta própria.

Nesse sentido, essa pode ser uma boa opção se você quer ter um site rápido, fácil e barato. Afinal, ao não investir no serviço de desenvolvimento de um profissional, você pode economizar o seu dinheiro.

Com a variedade de ferramentas online gratuitas ou de baixo custo que existe hoje, é possível construir o seu site ao dedicar uma parcela do seu tempo para a criação.

Outra vantagem dessa opção é a praticidade, pois você pode seguir alguns passos simples para criar o seu site. Você pode escolher o tema, as cores, as fontes, as imagens, os textos e os recursos que quiser para o seu site.

Uma última vantagem é a autonomia, já que você tem total liberdade para criar o site do jeito que você quiser. Você também tem controle absoluto sobre o seu site, podendo editar e atualizar quando quiser.

Entretanto, essa opção também tem suas desvantagens. A principal é a limitação e a padronização, que podem comprometer a qualidade e a originalidade do site.

Afinal, essa opção se limita aos modelos disponíveis nas ferramentas online que você usa, que podem não atender às suas necessidades específicas ou que podem ser incompatíveis com alguns dispositivos ou navegadores.

Além disso, o seu site pode ficar parecido com muitos outros sites que usam o mesmo modelo.

Por fim, outra desvantagem está nas dificuldades técnicas, que podem causar problemas e frustrações. Essa opção pode exigir algum conhecimento técnico para configurar a hospedagem, o domínio, o conteúdo, a otimização e a manutenção do seu site.

Você também pode enfrentar problemas como bugs, erros, ataques ou quedas do seu site. E nesse sentido, você pode não ter suporte técnico para te ajudar nessas situações.

Tabela comparativa

Como você viu, existem pontos positivos e negativos nesses dois cenários. Por isso, pode ser difícil definir se é melhor fazer um site por conta própria ou contratar uma empresa.

Para facilitar a sua escolha entre as duas opções, veja abaixo uma tabela comparativa dos principais aspectos de cada uma:

AspectoContratar uma empresa ou um profissionalFazer um site por conta própria
Custo ????AltoBaixo
Tempo ⏰MédioRápido
Qualidade ✨AltaMédia
Originalidade ????AltaBaixa
Funcionalidades ????AvançadasBásicas
Suporte técnico ????‍????SimNão
Autonomia ✍️MédiaSim

O que é melhor: contratar uma empresa ou fazer um site por conta própria?

Você já sabe que contratar uma empresa ou um profissional especializado para desenvolver o seu site tem suas vantagens e desvantagens, assim como fazer um site por conta própria.

De fato, tudo depende do seu objetivo, do seu orçamento, do seu tempo e do seu conhecimento técnico. O importante é pesquisar bem as opções disponíveis, avaliar os prós e os contras de cada uma e escolher a que melhor se adapta ao seu caso.

Nós, da Pixel Perfect, podemos parecer “suspeitos” para tecer uma opinião – afinal, nós oferecemos o serviço de desenvolvimento de sites.

Ainda assim, nós acreditamos que vale a pena investir em uma empresa ou em um profissional especializado. Assim, você vai ter um site que vai te trazer mais visibilidade, credibilidade e resultados.

De qualquer maneira, a dica é pesquisar a respeito e identificar qual modelo funciona melhor para você! E se precisar de ajuda, conte conosco!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de um site?

Vamos conversar!