Quero gerar leads qualificados. Como fazer?

Quem está montando uma estratégia de marketing digital sabe: gerar leads qualificados é o principal objetivo! Afinal, esses leads têm mais probabilidade de fechar um negócio.

Mas você sabe como fazer para gerar leads qualificados?

Para que você entenda tudo sobre como qualificar lead, veja as dicas e orientações práticas que apresentamos a seguir!

O que é um lead qualificado?

Um lead é um potencial cliente que demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço. Ele pode ter se cadastrado no seu site, baixado um material, solicitado um orçamento, etc.

No entanto, nem todo lead está pronto para comprar ou tem o perfil ideal para o seu negócio. Esses são os chamados leads não qualificados.

Mas tem como qualificar os seus leads? A resposta é sim! Para isso, você precisa encontrar pessoas que atendam aos critérios de perfil, interesse e maturidade de compra para a sua empresa.

Ou seja, o potencial cliente tem as características demográficas, comportamentais e psicográficas que correspondem ao seu público-alvo.

Além disso, ele tem uma necessidade ou problema que o seu produto ou serviço pode resolver, assim como está em uma etapa avançada da jornada de compra, próximo da decisão.

Em resumo, quando falamos de leads qualificados significado, estamos falando de pessoas mais propensas a se tornarem clientes fiéis e satisfeitas, pois elas já reconhecem o valor da sua oferta e confia na sua marca.

Justamente por isso, ele tem um custo de aquisição menor e um retorno sobre o investimento maior do que um lead comum. Ou seja, é um ótimo negócio!

Gerar leads qualificados com estratégia de marketing. Mão feminina desenhando em um caderno planos de ação.

Como captar leads qualificados?

Para gerar leads qualificados, você precisa atrair, educar e nutrir os seus potenciais clientes com conteúdo relevante e personalizado.

Isso porque, quanto mais informação você disponibiliza para os seus visitantes, em um site institucional por exemplo, mais positiva é a imagem de marca que o consumidor tem sobre você.

Na prática, é uma jornada longa que prepara o consumidor para a compra. Quando ele toma a decisão de adquirir seu produto ou serviço, ele está mais seguro e disposto a pagar o preço que você cobra.

Existem diversas estratégias que você pode usar para isso, que vão além e funcionam mais do que as famosas lista de leads qualificados grátis. Confira a seguir!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste em criar e distribuir conteúdo de qualidade que informa, entretém e engaja o seu público.

Você pode usar diferentes formatos de conteúdo, como blog posts (exatamente como esse que você está lendo), e-books, infográficos, vídeos, podcasts, webinars, etc.

O marketing de conteúdo ajuda a gerar tráfego orgânico para o seu site, aumentar a sua autoridade no mercado, gerar valor para o seu público e captar leads sem grandes investimentos. Além disso, a estratégia funciona tanto para captar leads qualificados B2B quanto B2C.

Entretanto, para usar essa estratégia você precisa começar definindo a sua persona. Essa é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela ajuda a entender as características, necessidades, dores e desejos do seu público-alvo.

Com isso em mente, crie uma pauta de conteúdo, com o planejamento dos temas, formatos e palavras-chave que você vai abordar no seu conteúdo. Assim, você consegue organizar as suas ideias e alinhar as suas ações com os seus objetivos.

Mas atenção: esse conteúdo precisa ter qualidade! Ou seja, ser realmente útil, relevante e original para o seu público. Afinal, o propósito do conteúdo é solucionar os problemas do leitor para que ele tenha uma imagem positiva da sua marca.

Com os conteúdos prontos, lembre-se de fazer a distribuição nos canais corretos. Pode ser o seu próprio site, redes sociais, blog, e-mails, enfim.

E claro, para converter visitantes em leads, ofereça algo em troca dos seus dados de contato. Esse algo pode ser um material rico, como um e-book ou um webinar; ou uma oferta especial, como um desconto ou uma consultoria.

SEO

Quando você sabe o que são leads qualificados, entende que precisa chegar nas pessoas certas para aumentar suas chances de fechar negócios.

Nesse sentido, o SEO pode ser uma ótima estratégia! Trata-se de uma série de ações capazes de otimizar o seu site e o seu conteúdo para os mecanismos de busca, como o Google.

Essa estratégia é útil porque ajuda a melhorar o seu ranqueamento nas páginas de resultados de buscas. Quando bem feito, é possível aumentar a sua visibilidade online, atrair visitantes qualificados e gerar leads orgânicos – ou seja, muito resultado com pouco investimento!

Estratégia SEO. Laptop com a página de buscas aberta, ao lado de cadernos, uma xícara de café e um óculos.

Mas como obter leads qualificados com SEO?

O primeiro passo é fazer uma pesquisa de palavras-chave, para identificar os termos que o seu público usa para buscar informações sobre o seu nicho na internet. Sites como Answer The Public, Ubersuggest e a ferramenta SEMRush são úteis para isso.

Além disso, é preciso otimizar os elementos on e off-page. Elementos on-page são aqueles que estão dentro do seu site e do seu conteúdo (título, a meta descrição, a URL, o cabeçalho, o texto, as imagens, os links, etc).

Quanto aos elementos off-page, temos aqueles que estão fora do seu site e do seu conteúdo. Eles incluem os links externos, as redes sociais, as avaliações, as menções, enfim. Esse é um tema mais técnico, que você pode se aprofundar neste post especial sobre SEO.

Ainda dentro do SEO, é preciso monitorar e analisar os resultados. Para isso, use ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console. Elas também poderão te dar insights preciosos sobre uso de palavras-chave!

Redes sociais

Todo mundo sabe o que são as redes sociais! Basta pensar que somente no Brasil, no Instagram, existe 113,5 milhões de contas ativas!

De fato, as redes sociais ajudam a ampliar o seu alcance online, fortalecer o seu relacionamento com o seu público, aumentar o seu engajamento e gerar os chamados leads sociais.

Para usar as redes sociais para gerar leads qualificados, você precisa primeiro escolher as redes sociais adequadas, que se encaixam no perfil do seu negócio e do seu público. Nem toda rede serve para a sua empresa!

Escolheu a plataforma? Então, crie um perfil profissional, com uma imagem de capa, uma foto de perfil, bio, um link para o seu site, enfim.

Aqui, você também deve prezar por publicar conteúdo relevante, que oferece valor para o seu público e gera interação. Ele pode ser educativo, informativo, divertido ou inspirado. O mais importante é criar conexão com os seguidores.

Além disso, use recursos específicos que cada rede social oferece para facilitar a geração de leads. Eles podem ser botões de chamada à ação, anúncios patrocinados, stories, lives.

E claro, não esqueça de interagir com o seu público. Ou seja, dedique um tempo para responder aos comentários, às mensagens, às avaliações. Isso demonstra seu interesse genuíno nos consumidores.

E-mail marketing

Você conhece a estratégia de e-mail marketing para gerar leads qualificados?

Na prática, estamos falando de enviar mensagens para os seus potenciais clientes. Você pode usar e-mail marketing para enviar newsletters, ofertas, convites, lembretes e outros.

O e-mail marketing ajuda a manter o contato com o seu público, segmentar e personalizar as suas comunicações, nutrir os seus leads e gerar leads qualificados por e-mail.

Nesse sentido, você precisa construir uma lista de contatos. Uma das melhores formas de conquistar essa lista é disponibilizando conteúdos ricos e oferecê-los em troca de e-mail (lembra da primeira dica? Então!)

No quesito escrita, pense em um assunto e uma mensagem atrativa. Normalmente, e-mails com foco em converter um lead em venda são explicativos, com dicas ou conteúdos úteis. No final do e-mail, lembre-se de inserir um Call to Action, um botão ou um link que convida o seu destinatário a realizar uma ação desejada.

Além disso, considere segmentar e personalizar os seus e-mails. Ou seja, envie mensagens diferentes para grupos diferentes de destinatários, de acordo com as suas características e interesses. Todo mundo gosta de receber conteúdos que realmente supram suas necessidades.

Finalmente, é preciso testar e otimizar os seus e-mails. Para isso, envie diferentes versões dos seus e-mails para ver qual delas tem o melhor desempenho. Ao descobrir o “caminho”, invista nele!

Landing pages

Nós já falamos sobre landing pages em outros posts do blog! E a verdade é que elas são ótimas ferramentas para gerar leads qualificados.

Landing pages são páginas específicas do seu site que têm como objetivo converter os seus visitantes em leads. É aqui que você vai oferecer materiais ricos, como e-books, webinars, planilhas, em troca dos dados dos seus visitantes.

Exemplo de landing page.

Mas atenção! Uma boa landing page é aquela que combina uma oferta irresistível, com um design atrativo e um texto persuasivo.

Além disso, se houver, insira provas sociais. Depoimentos, avaliações, números, selos e certificados podem te ajudar a comprovar a qualidade e a autoridade da sua oferta, gerando confiança entre os potenciais consumidores.

Finalmente, toda landing page de qualidade precisa de um formulário simples, com as informações básicas dos seus visitantes, e um call to action claro sobre o que o visitante deve fazer.

Quer entender mais sobre landing pages? Confira um artigo sobre a anatomia de landing pages de sucesso!

Formulários

Mas não é só nas landing pages que os formulários são úteis! Ao longo do site, você pode usar formulários para solicitar dados como nome, e-mail, telefone, empresa, cargo, etc.

Esses formulários começam com a definição dos campos. Nesse sentido, pense em todas as informações que você precisa para gerar leads qualificados de verdade. Por exemplo, o cargo da pessoa é importante? Ou a faixa de investimento prevista?

Entretanto, não faça um formulário imenso! Você precisa ser sucinto, caso contrário não terá a adesão dos visitantes.

Nesse sentido, uma boa dica é usar os chamados campos inteligentes. Eles se adaptam às respostas dos seus visitantes, e aparecem ou desaparecem de acordo com as opções selecionadas.

Ao final do formulário, conte com botões de ação que confirmam o envio dos dados dos seus visitantes. Eles podem ser nomeados com “enviar”, “cadastrar”, “baixar”, etc.

Como avaliar a qualidade dos seus leads?

Certo, você aplicou todas essas dicas. Mas só vai gerar leads qualificados se fizer avaliações frequentes sobre quem está atraindo.

Nesse sentido, existem diversas ferramentas e métricas que você pode usar, a começar pelo CRM. Esse é um sistema de gestão de relacionamento que serve para armazenar e organizar os dados dos seus leads e clientes.

Um bom CRM ajuda a centralizar as suas informações, automatizar as suas tarefas, integrar as suas ferramentas e gerenciar os seus processos de vendas.

Além disso, você pode trabalhar o lead scoring. Na prática, você dá uma pontuação dos seus leads de acordo com o seu perfil e interesse. Assim, você consegue priorizar os seus leads mais qualificados e direcioná-los para as etapas seguintes do funil de vendas.

Analise ainda a taxa de conversão, que é a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada no seu site ou no seu conteúdo.

Mulher feliz olhando para o tablet, em sua mesa de trabalho. Ao seu lado, há um laptop.

E claro, lembre-se de calcular o ROI, o retorno sobre o investimento. Você pode usar o ROI para calcular quanto você ganha ou perde com cada investimento que você faz no seu marketing digital.

Com tudo isso, você consegue gerar leads qualificados e analisar se eles estão sendo realmente úteis para a sua estratégia de vendas!

Geração de leads qualificados

Gerar leads qualificados é essencial para o sucesso do seu marketing digital.

Como você viu, existem diferentes formas que colaboram para a geração de leads qualificados. Com base nessas informações, você pode montar uma estratégia própria, considerando os recursos da sua empresa.

Então, deixamos o convite: que tal colocar em prática as dicas que nós compartilhamos com você?

Além disso, nós preparamos um conteúdo extra especial que fala sobre como montar um site de qualidade, pensado em converter leads. Basta se cadastrar na newsletter abaixo para receber todas as informações. É grátis!

Saiba das novidades da Pixel Perfect!
E tenha acesso a um passo a passo gratuito para criar seu site.

E se precisar de uma ajuda extra, conte com a Pixel Perfect para te ajudar a criar um site que atraia leads qualificados com mais facilidade!

FAQs

A seguir, listamos algumas perguntas frequentes sobre o tema deste artigo: gerar leads qualificados.

O que é um lead?

Um lead é um potencial cliente que demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço.

O que é um lead qualificado?

Um lead qualificado é aquele que atende aos critérios de perfil, interesse e maturidade.

Quais são as principais estratégias para gerar leads qualificados?

As principais estratégias para gerar leads qualificados são marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, e-mail marketing, landing pages e formulários.

Quais são as principais ferramentas e métricas para avaliar a qualidade dos leads?

As principais ferramentas e métricas para avaliar a qualidade dos leads são CRM, lead scoring, taxa de conversão e ROI.

Como entrar em contato com os leads qualificados?

Para entrar em contato com os leads qualificados, você pode usar canais como telefone, e-mail, WhatsApp, chatbot, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de um site?

Vamos conversar!