4 ferramentas grátis do Google para o seu negócio!

Uma das melhoras formas de otimizar os processos da sua empresa é por meio da tecnologia. Hoje, existem vários recursos com custo zero! Um ótimo exemplo está nas ferramentas grátis do Google, que qualquer usuário pode ter acesso.

O Google é, atualmente, uma das maiores empresas da área tecnológica. Há anos, além da entrega de resultado de pesquisas, a marca vem trabalhando para ampliar seu portfólio de serviços. Quem se beneficia é o usuário!

Dessa forma, as pessoas podem aproveitar algumas das ferramentas grátis do Google para automatizar processos, criar uma presença digital, ter insights para suas campanhas e muitas outras ações.

De fato, são várias as ferramentas grátis do Google. Por isso, neste artigo trouxemos 4 recursos que muitos não conhecem e que podem favorecer seu negócio – independentemente do tamanho!

1. Google Analytics

Para começar essa seleção de 4 ferramentas grátis do Google, temos o Google Analytics.

Basicamente, trata-se de uma plataforma online que oferece insights detalhados sobre o tráfego do seu site e o comportamento dos usuários.

Tudo o que você precisa fazer é criar uma conta e vincular com a URL do seu site (se você não tiver um, o próximo tópico pode ser útil).

A partir daí, o Google Analytics mostra como os visitantes interagem com o site, quais páginas são mais populares, de onde vem o tráfego e muito mais.

Exemplo de painel do Google Analytics

Alguns dos principais recursos são:

  • Relatórios em tempo real: Monitoramento de atividade no site em tempo real.
  • Análise de audiência: Dados demográficos, geográficos e interesses dos visitantes.
  • Comportamento do usuário: Páginas visitadas, tempo gasto no site, fluxos de navegação.
  • Conversões: Rastreamento de metas e eventos para medir o desempenho de ações específicas.
  • Aquisição de tráfego: Identificação das fontes de tráfego (orgânico, pago, social, direto, etc.).
  • Integração com Google Ads: Importação de dados de campanhas para análise detalhada de ROI.

É importante frisar que essa ferramenta, por vezes, é subutilizada pelas empresas. Nossa dica é que você se aprofunde para potencializar seu site a partir dos insights fornecidos pelo Analytics.

2. Google Sites

Sua empresa não tem um site e não tem recursos financeiros para criar um no momento? Saiba que uma das ferramentas grátis do Google é um criador de páginas online!

Esse recurso é ideal para criar sites internos, páginas de projetos, portfólios ou sites de pequenas empresas sem a necessidade de conhecimento técnico em desenvolvimento web.

Exemplo de site sendo construído no Google Sites

Entretanto, plataforma tem algumas limitações – especialmente no quesito design. Por isso, é importante que você veja o site feito aqui como uma versão provisória.

Assim que possível, você deve direcionar recursos para contratar alguém para fazer o site da sua marca ou, se preferir, aprender a fazer um por conta própria.

Para essa segunda opção, nós te oferecemos uma newsletter que conta como fazer um site em 5 passos. É só cadastrar seu e-mail gratuitamente abaixo!

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E tenha acesso a um passo a passo gratuito para criar seu site.

Recursos principais do Google Sites:

  • Editor de arrastar e soltar: Interface intuitiva para criação de páginas.
  • Modelos personalizáveis: Diversos templates pré-definidos para diferentes tipos de sites.
  • Integração com Google Workspace: Incorporação fácil de documentos, planilhas, apresentações e outros conteúdos do Google Drive.
  • Controle de permissões: Configuração de quem pode visualizar e editar o site.
  • Responsividade: Sites otimizados para dispositivos móveis.
  • URL personalizada: É possível vincular sua conta do Google Workspace para um link do seu site personalizado.

3. Google Ads

Provavelmente, você já ouviu falar no Google Ads, a plataforma de publicidade do Google.

É por meio dessa ferramenta que você pode criar anúncios online para alcançar clientes potencialmente interessados nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Mas atenção: embora a criação da conta e algumas funcionalidades básicas sejam gratuitas, a veiculação dos anúncios é paga!

Ainda assim, pelas possibilidades gratuitas que ele oferece, entra na nossa lista de ferramentas grátis do Google.

Exemplo de tela do Google Ads

Alguns recursos do Google Ads gratuitos:

  • Planejador de palavras-chave (keyword planner): Fornece ideias de palavras-chave, volume de pesquisa e concorrência. São ótimas informações para estratégias de inbound marketing.
  • Relatórios e painéis: Há uma variedade de relatórios e painéis personalizáveis que permitem monitorar o desempenho das campanhas (caso você faça) em tempo real.
  • Biblioteca de Anúncios: uma coleção de anúncios criados para diferentes campanhas. Você pode armazenar e reutilizar anúncios em várias campanhas, o que economiza tempo e garante consistência na sua mensagem publicitária.
  • Recomendações Personalizadas: Recomendações personalizadas para melhorar o desempenho das suas campanhas.

4. Google Meu Negócio

Por fim, a última ferramenta grátis do Google da nossa lista é algo que todo empreendedor precisa utilizar: o Google Meu Negócio!

Também conhecido como Google My Business, trata-se de uma ferramenta gratuita que permite que empresas e organizações gerenciem sua presença online no Google, incluindo a Pesquisa Google e o Google Maps.

Além disso, é essencial para melhorar a visibilidade local e fornecer informações precisas aos clientes!

Principais Recursos do Google Meu Negócio:

  • Perfil da empresa: Criação e gestão de um perfil de negócios com informações como endereço, horário de funcionamento, número de telefone e site.
  • Avaliações de clientes: Coleta e resposta a avaliações e classificações de clientes.
  • Postagens e atualizações: Publicação de atualizações, ofertas especiais e eventos.
  • Fotos e vídeos: Upload de imagens e vídeos para mostrar produtos, serviços e o ambiente da empresa.
  • Insights: Dados sobre como os clientes encontram e interagem com o perfil da empresa.

Mas de nada adianta criar uma conta no Google Meu Negócio e não utilizá-la a favor do seu negócio! Muita gente não sabe, mas com alguns ajustes simples, você pode aparecer mais nos resultados de buscas da sua região.

Por isso, se você quer entender mais sobre essas otimizaçõe, baixe gratuitamente o nosso e-book Como Configurar Uma Conta do Google Meu Negócio. Depois da leitura, você vai saber o que é necessário para ter mais destaque e atrair mais clientes.

Por que usar as ferramentas grátis do Google?

Na verdade, a pergunta aqui deveria ser: por que NÃO USAR essas ferramentas? Afinal, recursos de qualidade, disponíveis gratuitamente, precisam estar no radar de qualquer empresa.

De fato, essas ferramentas podem ajudar a aumentar a eficiência operacional da sua empresa, melhorar a visibilidade online e otimizar suas estratégias de marketing.

E quando consideramos que não há custo envolvido (exceto nas campanhas de tráfego pago do Google Ads), fica claro o motivo pelo qual você deveria considerar essas ferramentas grátis do Google.

Inclusive, a gente te convida para um “desafio”: escolha uma das ferramentas da lista e implemente no seu negócio! Tenha certeza que você vai sentir a diferença ao contar com recursos tecnológicos e de qualidade.

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