Dicas do Google Analytics 4: como potencializar seu site com a ferramenta

Uma ferramenta para rastrear e analisar o tráfego do seu site e obter insights preciosos: esse é o Google Analytics! Entretanto, muitas pessoas não estão aproveitando ao máximo esse recurso gratuito. E é aí que entram as dicas do Google Analytics.

Basicamente, essas dicas são ajustes que podem ser feitos ou leituras de dados que permitem potencializar o seu site. A partir das informações, é possível montar estratégias para alcançar um público cada vez maior.

É claro que, para aproveitar essa ferramenta você precisa, primeiro, configurá-la. Aqui mesmo, no blog da Pixel Perfect, ensinamos o passo a passo do Google Analytics. A sugestão é que você comece criando sua conta e, depois de configurar todos os detalhes, leia as dicas a seguir!

Mas que tal, antes das dicas, um resumo geral sobre porque o Google Analytics é tão interessante?

O que é Google Analytics?

Para quem não conhece, o Google Analytics é uma ferramenta que capta e disponibiliza informações sobre o comportamento dos usuários em seu site.

É como se esse fosse um exame de como está a saúde do seu site, trazendo diferentes dados, que vão desde o retorno sobre o investimento em Ads, até o mapa de ação que o usuário faz dentro da sua plataforma.

Atualmente, o Google Analytics está na sua quarta versão, também conhecida como GA4. E nesse modelo, você que é dono de um site, pode adotar algumas práticas para potencializar os recursos disponibilizados.

Exemplo de painel do Google Analytics

Mas para que serve?

Antes de falar das dicas do Google Analytics, é muito importante que você entenda para que essa ferramenta serve.

Ainda pensando no exemplo do exame, o GA4 dá um diagnóstico preciso sobre vários aspectos do seu site. E aqui, é fundamental frisar que ele não funciona para análise de páginas de redes sociais – somente sites!

Caso você não tenha um site para sua empresa, você pode falar conosco para o desenvolvimento ou tentar construir um por conta própria. Nesse segundo cenário, não deixe de assinar a nossa newsletter, onde apresentamos o que você precisa para fazer uma página online:

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Uma vez que você tenha um site vinculado ao Google Analytics, consegue encontrar dados como:

  • Visitantes Únicos (Usuários): o número total de visitantes individuais ao longo de um período específico. É uma maneira de entender quantas pessoas diferentes acessaram seu site.
  • Páginas por Sessão: a média de páginas visualizadas por um visitante durante uma única sessão. Quanto maior o número, mais envolvente é o seu conteúdo.
  • Taxa de Rejeição: a porcentagem de visitantes que saem do seu site sem interagir com outras páginas. Uma taxa de rejeição alta pode indicar problemas de usabilidade ou conteúdo pouco relevante.
  • Conversões: as conversões representam ações desejadas, como preenchimento de formulários, compras ou inscrições. A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes que realizam essas ações.
  • Fontes de Tráfego: O Google Analytics rastreia a origem do tráfego, como pesquisa orgânica, mídia social, referências ou tráfego direto. Isso ajuda a entender de onde vêm seus visitantes.

Essas são apenas algumas informações que o Google Analytics oferece aos seus usuários. Já imaginou o quanto você pode melhorar em um site a partir desses insights?

4 dicas do Google Analytics para potencializar seu site

Certo, agora que você já tem uma visão geral sobre esse recurso gratuito, é hora de falarmos sobre dicas do Google Analytics!

Na verdade, o próprio GA traz orientações para seus usuários por meio do Analytics Academy. Assim, se você quiser se aprofundar no assunto, não deixe de acessar o espaço de estudos e mergulhar nas métricas e dados.

Mas um bom início é seguir as 4 dicas listadas abaixo:

1. Configure metas e eventos personalizados

Você sabia que é possível estabelecer metas dentro do GA4? Elas são ideais para acompanhar conversões importantes, como inscrições em newsletters, compras ou downloads.

Além disso, você também pode criar eventos automáticos e personalizados. Eles ajudam a monitorar interações específicas que são importantes para o seu negócio.

Por exemplo, você pode acompanhar ações como a visualização de vídeos, interações com formulários ou o uso de uma ferramenta específica no site. Isso permite que você meça diretamente o sucesso do seu site em alcançar objetivos específicos.

Mulher sentada segurando um tablet. Da tela, saem ícones de redes sociais. Ela olha para a tela com um sorriso sereno.

2. Aproveite os relatórios avançados para análise de audiência

Uma ótima dica do Google Analytics é utilizar a funcionalidade de exploração de dados para criar relatórios personalizados e obter insights mais profundos sobre o comportamento dos usuários e o desempenho do site.

Com uma estratégia de rastreamento de leads, combinados com os dados do Analytics, você consegue ter uma visão precisa da jornada de um visitante. Assim, caso seus esforços não estejam convertendo na ação desejada, é possível identificar a lacuna e corrigir o processo.

Nesses relatórios, você consegue também criar segmentos de audiência personalizados para analisar o comportamento de grupos específicos de usuários. Isso pode ajudar a identificar oportunidades para personalizar e otimizar a experiência do usuário para diferentes segmentos.

3. Mantenha-se atualizado com novas funcionalidades

Como você viu, o Google Analytics não está em sua primeira versão.

Na verdade, com o passar dos anos novas funcionalidades foram adicionadas – e isso é algo que continua com alguma regularidade.

Por isso, mantenha-se informado sobre as últimas atualizações e explore novas funcionalidades assim que estiverem disponíveis para garantir que você está aproveitando ao máximo a ferramenta.

4. Realize ajustes

É muito improvável que você “acerte” todas as configurações rapidamente no GA4. Por isso, uma das dicas do Google Analytics é ter a mente focada em melhorias contínuas.

Nesse sentido, revise regularmente seus dados no GA4 para identificar tendências, padrões e áreas de melhoria.

Use esses insights para fazer ajustes estratégicos no seu site, no conteúdo e nas campanhas de marketing para melhor atender às necessidades dos seus usuários.

Uma ferramenta poderosa e gratuita

Ao desenvolver uma estratégia de marketing digital, é fundamental considerar o Google Analytics. Afinal, ele é um verdadeiro tesouro para quem quer manter seu site sempre otimizado e trazendo resultados – e o melhor, é grátis!

A verdade é que seguindo essas dicas práticas e simples, você poderá utilizar o Google Analytics 4 de maneira mais eficaz, garantindo que os dados coletados sejam usados para informar decisões estratégicas que impulsionem o sucesso do seu site.

Encorajamos você a explorar todas as funcionalidades que o GA4 tem a oferecer. Mas se isso for um assunto que vai demandar muito de seu tempo, a dica é contar com uma agência especializada em sites para te ajudar.

Mulher de costas olhando para a tela de um computador. Ela usa óculos e blusa de manga comprida. Uma de suas mãos segura um lápis, que aponta para dados que estão na tela do computador. Esses dados são gráficos de diferentes formatos.

Assim, você tem o pacote completo: um bom site, que traz insights no Google Analytics e que podem se transformar em ações de sucesso para conversão de novos clientes!

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