Se você está pensando em criar uma página online, pode ter considerado fazer um site no Framer. Afinal, essa ferramenta tem ganhado destaque no universo do design e do desenvolvimento web, e não é à toa.
Misturando facilidade de uso com recursos avançados, o Framer é uma plataforma que pode ser a solução ideal para quem busca criar um site profissional, bonito e funcional.
Aqui mesmo, na Pixel Perfect, já desenvolvemos projetos no Framer: uma landing page para e-book e a nova versão do nosso site.
Assim, a partir da nossa experiência e da opinião de outros usuários, compartilhamos na sequência as 5 vantagens em fazer um site no Framer!
1. Interface intuitiva para designers e desenvolvedores
O Framer é conhecido por sua interface amigável e cheia de possibilidades. Se você é designer e já trabalha com ferramentas como Figma ou Sketch, vai se sentir em casa.
A plataforma permite que designers criem sites visualmente, enquanto desenvolvedores podem personalizar funcionalidades com código quando necessário.
Ao contrário de plataformas que limitam o controle criativo, o Framer dá liberdade total para quem deseja criar algo único. É como ter o melhor dos dois mundos: a simplicidade do design visual e o poder do código.
Mas e se você não for designer ou desenvolvedor? Não tem problema! O Framer é bastante intuitivo. Estudando alguns tutoriais você conseguirá criar algo personalizado.
Um ponto positivo extra é que o design responsivo é automático. Ou seja, seu site fica impecável em qualquer dispositivo, sem dor de cabeça.
2. Velocidade de criação
Criar um site do zero pode ser demorado, especialmente quando se precisa alinhar design e desenvolvimento. No Framer, o processo é acelerado.
Para começar, há a possibilidade de usar templates prontos. Assim, você ajusta o que for necessário e, em questão de horas, já tem um site funcional.
Há também a experiência de criar algo do zero, com ferramentas como drag and drop e componentes reutilizáveis eliminam tarefas repetitivas.
Por fim, você também pode criar um layout fora do Framer e usar ferramentas para integração – mas isso é assunto para explorarmos em um outro tópico!
Independentemente do modelo que você escolher, qualquer um permite maior velocidade na criação do site (especialmente se compararmos com construtores mais complexos e robustos).
3. Animações e interações de alto nível
Se o que você procura é um site que impressione logo de cara, o Framer é a escolha certa. Ele permite adicionar animações e interações avançadas com poucos cliques, algo que geralmente exige horas de programação.
Seja um botão com hover ativado, uma transição suave entre seções ou efeitos dinâmicos de scroll, existe uma ampla gama de possibilidades quando falamos em animações. E o ponto principal: uma vez que você entende como configurá-las, tudo fica mais simples!
Quer um exemplo? Na landing page para ebook que desenvolvemos, fizemos um efeito de scroll que o elemento “smartphone” acompanha o mouse do usuário e se encaixa com outra imagem. Veja abaixo:
De fato, essas funcionalidades não só deixam o site mais atraente como também melhoram a experiência do usuário, algo essencial para engajamento e conversões.
4. Integração com ferramentas externas
Vamos falar de integração com outras ferramentas? O Framer apresenta a possibilidade de unir sua página a CRMs, plataformas de automação de e-mail e sistemas de análise de dados.
Alguns exemplos são a integração com Google Analytics (para monitorar desempenho), Zapier (para automatizar tarefas) e HubSpot (para gerenciamento de leads).
Também é possível incorporar código personalizado, como scripts do Facebook Pixel ou rastreadores de SEO. Isso significa que, mesmo que você esteja começando, o site já estará preparado para crescer junto com o seu negócio.
Além disso, uma integração muito útil tem a ver com o Figma – o principal software de webdesign da atualidade. Na prática, se você fizer seu design seguindo os princípios de auto layout do Figma, conseguirá usar um plugin e levar toda a sua criação para o Framer com tranquilidade.
5. Hospedagem e desempenho otimizados
Ao fazer um site no Framer, você não precisa se preocupar com hospedagem. A plataforma cuida disso para você, oferecendo desempenho otimizado e tempo de carregamento rápido.
Os sites criados no Framer são automaticamente hospedados em servidores de alta performance, garantindo tempo de carregamento ultrarrápido, segurança robusta e atualizações automáticas.
Além disso, o Framer garante otimização para SEO, ajudando seu site a se destacar nos resultados de busca.
Mas quando fazer um site no Framer?
Como você viu, fazer um site no Framer permite que você aproveite uma série de vantagens. Essa é uma escolha inteligente para projetos que demandam flexibilidade, velocidade e um toque de criatividade.
Ele é especialmente indicado para alguns tipos de site, como portfólios, landing pages e sites institucionais.
Veja que não é impossível criar um e-commerce pelo Framer, mas para vender itens pela internet, pode ser mais estratégico usar plataformas como o Shopify ou Nuvem Shop.
E ainda que a plataforma, como um todo, seja simples e intuitiva, um conhecimento básico sobre construção de sites se faz necessário – para quem não tem tempo ou interesse, contar com um time profissional é a melhor opção!
De qualquer forma, se você ainda não experimentou, vale a pena dar uma chance ao Framer. Afinal, no mundo digital, ter um site que se destaque pode ser o diferencial que sua marca precisa!