Se você vende algo pela internet há algum tempo, provavelmente já se perguntou de onde veio um cliente. É pensando nesse tipo de dado que existem formas de rastrear suas vendas com UTMs.
De fato, ter a resposta sobre o início de uma venda é fundamental para você saber onde investir mais tempo e dinheiro, acelerando o crescimento do seu negócio.
Dentro das ferramentas disponíveis, o jeito mais efetivo de fazer o rastreamento de dados é com o uso das UTMs. Entenda tudo sobre o assunto, com dicas práticas para rastrear suas vendas com UTMs, a seguir!
Mas o que são UTMs?
UTM é o nome dado a um conjunto de parâmetros que você adiciona no link do seu site. Com isso, o Google Analytics (e outras ferramentas) consegue te dizer qual campanha de marketing está trazendo maiores resultados.
Na prática, é como se uma UTM fosse uma assinatura digital para um endereço eletrônico. Os parâmetros adicionados (chamado também de UTM parameters) garantem esse fator identificador, que permite conectar uma venda com um link específico.
Rastrear suas vendas com UTMs não é algo complexo, mas exige um pouco da sua dedicação. Empresas especializadas no assunto, como a Pixel Perfect, podem te ajudar nessa tarefa.
Porém, se você quiser fazer o processo por conta própria, saiba que é possível! E o primeiro passo para implementar esse rastreamento é adicionando as UTMs em todos os lugares que você coloca o link do seu site.
Como adicionar UTMs em todas as fontes de tráfego
Primeiramente, para saber a origem das suas vendas, você precisa ter atenção já na etapa de divulgação do link da sua página de vendas.
Não importa se você vai colocar o link na bio do seu Instagram ou como anúncio no Facebook Ads: você deverá sempre adicionar as UTMs ao final do link para identificar onde aquele link foi clicado.
Ou seja, ao invés de divulgar apenas o link “meudominio . com“, você deverá divulgar como meudominio . com?utm_source=Instagram&utm_medium=bio, por exemplo.
Dessa forma, sua página será carregada com as UTMs, que nada mais são do que parâmetros de URL. Com isso, você pode entender de onde surgiu aquele clique, adicionando mais recursos e esforços para o ponto de contato que atrai mais visitantes.
UTMs diferentes para o mesmo link
Nem todo mundo sabe, mas quando se trata de rastrear vendas com UTMs, é possível aplicar mais de uma para o mesmo link.
Na verdade, você poderá usar até 5 UTMs diferentes em um único link, sendo elas:
- utm_source: normalmente usada para registrar a plataforma daquele link (Facebook, Instagram, Google, etc)
- utm_medium: usada para registrar em qual lugar, da plataforma, o link foi colocado (bio, direct, messenger, stories, etc)
- utm_campaign: aqui você poderá registar o nome da sua campanha de marketing atual
- utm_term: para especificar algo da campanha com essa UTM, por exemplo o nome do conjunto de anúncios, se for anúncio
- utm_content: para informar o nome do anúncio, post do blog, vídeo do youtube, etc.
Você poderá usar cada UTM da forma que preferir e poderá registrar outros pontos. Apenas tenha em mente de sempre seguir o padrão que você estipular para a sua empresa, assim você nunca ficará confuso na hora de analisar esses dados!
Mas atenção: para conseguir analisar a origem das vendas, você deverá passar as informações para sua plataforma de check out – algo que vamos mostrar como fazer nos próximos tópicos!
Como criar UTMs?
Antes de falarmos sobre a etapa de check out de um consumidor, onde você consegue rastrear as vendas com UTM, é preciso entender como criar esses links de identificação.
Existem dois caminhos principais: o primeiro consiste em fazer a UTM manualmente. Para isso, é comum que os profissionais da área utilizem uma planilha, que permite unir cada “pedaço” da UTM em um só link.
O segundo é utilizar a ferramenta online UTM Builder, que é um recurso de UTMs Google. Nela, você insere os parâmetros que vão constar dentro do link e aguarda para que o próprio sistema gere uma UTM personalizada.
O UTM Builder é todo em inglês. Entretanto, ao acessar o site no Google Chrome, você pode clicar com o botão direito da tela em qualquer ponto, selecionar “Traduzir para o Português” e aguardar para que a página seja adaptada para o nosso idioma.
Enviar UTMs para o check out
Agora sim, com as UTMs prontas, é hora de passarmos para a etapa de check out, onde o cliente efetiva a compra ao finalizar o pedido ou informa o seu e-mail de contato (em caso de páginas de captura).
Quando você envia tráfego para seu site (página de captura, vendas, etc) usando corretamente as UTMs, no momento em que o usuário clicar para comprar o produto e ir para a plataforma de check out, as UTMs não irão automaticamente “junto”.
Você precisa configurar para que seu site busque as informações de UTM do link e adicione esses dados nos botões do formulário da página.
Por exemplo: digamos que o usuário chegue na sua página de captura pelo link paginadecaptura . com.br?utm_source=facebook&utm_medium=ads&utm_campaign=nome-da-campanha, preencha o formulário e clique em se cadastrar.
Ao clicar no botão, além de enviar as informações padrões do formulário para a plataforma de pagamento, você precisa configurar para também enviar as informações de UTM (parâmetros de URL).
A primeira parte do processo no Elementor
Como existem muitas plataformas para construção de páginas, vamos exemplificar usando o plugin Elementor, do WordPress. Isso porque, ele é considerado um dos melhores construtores de páginas da atualidade.
Uma vez que você estiver na área de edição de página, selecione o formulário responsável pelo cadastro dos usuários. Você verá as seguintes opções de configuração dele:
Clique em Adicionar item e escolha o tipo oculto e, em rótulo, dê o nome de utm_source.
Agora, vá na aba Avançado e, na caixa de Valor padrão, clique em Tags Dinâmicas no cantinho do campo. Vá um pouco para baixo e escolha a opção Parâmetros de consulta.
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Você vai ver que apareceu um ícone de ferramenta dentro da caixa, antes do texto “Parâmetro de consulta”. Clique nele e, no campo Tipo, deixe selecionado a opção Get.
No campo Nome do parâmetro, escreva exatamente “utm_source” sem erros de digitação, pois é aqui que falamos qual o parâmetro da URL que queremos buscar.
Sua configuração deve ficar parecida com a imagem abaixo.
Repita a criação dos campos ocultos para todas as UTMs que você utilizar.
Com todas configuradas, você já conseguirá adicionar os dados das UTMs no link do botão.
A segunda parte do processo
Para isso, vá até a aba de Redirecionar no mesmo elemento do formulário, para informar o link da sua página de checkout (ou outro link) e, ao final dele, adicionar o texto “?utm_source=[field id=”utm_source”]&utm_medium=[field id=”utm_medium”]&utm_campaign=[field id=”utm_campaign”]&utm_term=[field id=”utm_term”]&utm_content=[field id=”utm_content”]”.
Os itens que estão entre colchetes são retirados de dentro da aba Avançado de cada campo do formulário, e são baseados no ID daquele campo.
Se você reparar, os colchetes são exatamente o que está dentro do campo Shortcode, na configuração avançada do campo no formulário.
Então, basta você montar esse trecho do link adicionando esses parâmetros que o Elementor criou. Assim, ele adiciona a UTM no link de cada lead dinamicamente.
Nesse pedaço de texto que será adicionado as UTMs, o ponto de interrogação do início diz que tudo a partir dele, deverá ser considerado como parâmetro de URL, então deve existir apenas 1 ponto de interrogação no seu link.
Se no seu link original já existir outro ponto de interrogação, troque o ? do texto apresentado antes por &, ficando “&utm_source…”.
Dessa forma, no momento que alguém preencher e enviar o formulário, as UTMs serão adicionadas dinamicamente no link, fazendo com que a plataforma de check out tenha a informação de origem daquela pessoa.
Nesse mesmo processo, você também poderá enviar as informações para a sua ferramenta de CRM.
Enviar UTMs para a ferramenta de CRM
Como existem várias ferramentas de CRM, para exemplificar neste artigo, usaremos a ActiveCampaign, mas o conceito pode ser replicado para quase todas as outras plataformas.
Antes de mais nada, dentro da Active, você deverá criar os campos personalizados de contato para poder salvar as informações de UTM.
Criação dos campos de UTMs na ActiveCampaign
Estando dentro do seu painel administrativo, vá até Listas > Gerenciar campos, conforme imagem abaixo.
Nesta tela, crie um grupo chamado UTMs clicando em Adicionar um grupo.
Em seguida, clique em Adicionar campo e preencha da seguinte forma:
Nome do campo: informe o nome da UTM que você está criando (podendo ser qualquer uma das 5)
Grupo: o grupo que você criou antes, sendo UTMs no caso deste exemplo.
Tipo do campo: caso você pretenda usar o formulário padrão da ActiveCampaign, escolha oculto como tipo. Se você for usar o formulário de outro lugar (como o Elementor, por exemplo) e integrar com a ActiveCampaign, deixe o tipo de campo como Linha de texto.
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Agora basta repetir a criação do campo para as 5 UTMs e você estará pronto para a próxima etapa!
Envio das UTMs da página de captura para a ActiveCampaign
Com os campos configurados na ActiveCampaign, você já consegue enviar dados para eles.
Vá até seu site, edite a página de vendas com o Elementor e selecione o formulário responsável pelo cadastro dos usuários.
Como, anteriormente, você já criou os campos ocultos para as UTMs, agora basta você adicionar a opção “ActiveCampaign” em Ações após envio para aparecer a seção de edição desse CRM.
Agora, vá até a aba da ActiveCampaign, ainda dentro das configurações do formulário.
Se você criou corretamente os campos de Linha de texto na Active, eles deverão aparecer listados aqui. Então, é só associar os campos de formulário criados no seu site com os campos da ActiveCampaign, ficando algo parecido com a imagem abaixo.
Por fim, salve suas alterações do Elementor e teste, entrando na sua própria página de captura, usando UTMs, e preenchendo o seu formulário. Após confirmar o envio, entre no contato dentro da ActiveCampaign e verifique se os campos foram populados corretamente.
Caso não tenham sido populados, revise os passos anteriores para descobrir onde está faltando alguma configuração.
Observação: em alguns casos, pode acontecer de os novos campos de contato da ActiveCampaign não aparecerem de primeira no Elementor. Para resolver, você deve alterar a lista de contatos usada, nesta mesma aba, para qualquer outra e voltar para a original. Assim os novos campos deverão aparecer.
Acompanhar dados pelo Google Analytics
As UTMs são as ferramentas de rastreamento padrões do Google Analytics, então você consegue ver facilmente esses dados pela plataforma. Por isso mesmo, uma vez que tudo esteja configurado, é simples rastrear suas vendas com UTMs.
Para acessar essas informações de vendas com UTMs, entre na sua conta, vá até Relatórios > Aquisição > Aquisição de tráfego e você já conseguirá ver alguns dados agrupados por tipo de tráfego – busca orgânica, busca paga, redes sociais, etc.
Na tabela desta tela, você poderá agrupar os dados por campanha, termo e qualquer uma das UTMs que você configurou.
Com isso, você conseguirá ter uma boa noção de qual origem de tráfego te traz os melhores resultados!
E clicando no “+” ao lado das opções principais, você poderá segmentar os dados por várias categorias, como o conteúdo do anúncio, gênero, idade, etc.
Vendas com UTMs
Toda ação de marketing, seja ela direcionada para o orgânico ou o pago, precisa ser rastreada para que você entenda qual estratégia está dando resultados.
Por isso, por mais que o processo de configuração das UTMs exija tempo e dedicação, quando você consegue rastrear suas vendas com UTMs tem uma visão mais realista sobre a relação do consumidor com a sua marca.
Você sempre pode contar com a Pixel Perfect para fazer essa configuração por você! Entre em contato conosco para entender como funciona o processo.
Mas, não há nada de misterioso: seguindo nosso passo a passo, você já estará com tudo pronto para rastrear suas vendas com UTMs e ter clareza nos próximos investimentos de marketing!
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