O que é site responsivo e por que é importante?

Para acessar um site, o usuário tem várias possibilidades: computador, laptop, smartphone, tablet. E é justamente por essa diversidade dos formatos de tela que existe a necessidade de contarmos com um layout adaptável, ou seja, um site responsivo.

A verdade é que hoje não podemos mais desenvolver páginas focadas somente na experiência por meio de desktops. Pelo contrário, a grande quantidade de dispositivos no mercado faz com que uma plataforma precise oferecer visualizações de qualidade para todas as telas.

Mas por que fazer um site responsivo? E qual importância para negócios e marcas? A gente te explica!

O que é site responsivo?

Antes de mais nada, vamos entender o que é um site responsivo!

Trata-se de uma plataforma online com design adaptável para diferentes formatos de tela. Na prática, um site responsivo consegue se ajustar a qualquer dispositivo, alterando o layout sem distorção.

Seja para desktop, celulares ou tablets, o site responsivo mantém a qualidade de resolução e conteúdo para seus usuários. Pesquisas mostram que os visitantes de uma página não permanecem nela se não tiver um design responsivo e adaptável para o dispositivo em uso.

Por conta disso, ao contratar uma empresa desenvolvedora para fazer o seu site, é essencial que o contrato preveja uma versão responsiva. Aqui na Pixel Perfect, esse é um serviço básico, sempre incluído nos nossos projetos.

Por que um site responsivo é importante?

Para que um site seja responsivo, é preciso fazer um trabalho específico na parte estrutural da página.

Em geral, esse mecanismo é implementado no código HTML de uma plataforma e ativado de forma diferente para cada dispositivo.

Assim, ao abrir determinado site pelo celular a tela será vista de uma forma, e no computador de outra. Mas tudo isso sem perder a resolução adequada em ambos. Veja o exemplo do nosso site!

Mas por que um site responsivo é importante?

O primeiro passo é entender que essa técnica está diretamente ligada ao desempenho da página. Ou seja, tornar uma plataforma ajustável é antes de tudo valorizar a experiência do usuário.

Quando um usuário acessa uma página que se adequa ao formato do seu dispositivo, consegue navegar com mais facilidade, favorecendo a conquista de leads ou vendas

Ainda está em dúvida? Reunimos alguns motivos para você perceber a importância de um site responsivo!

Experiência do usuário

Não se pode falar em site responsivo sem citar a experiência do usuário. Isso porque, o uso do design responsivo nas diferentes plataformas garante uma experiência positiva para quem acessa sua página.

Todos queremos acessar um site e encontrar rapidamente as informações que procuramos, certo? Quanto mais precisa for a localização desses dados no site, é mais provável que a gente queira permanecer na página.

Por esse motivo, é imprescindível garantir que o usuário tenha uma experiência de qualidade.

Mobile First Index

O Mobile First Index é uma forma de indexação de páginas feita pelo Google. A partir de 2021, passou a ser obrigatório que as páginas apresentassem o uso de um site responsivo.

Isto significa que para estar na primeira página de pesquisa do Google, é necessário também ter uma página em versão mobile. Afinal, o buscador passou a priorizar o uso de plataformas para dispositivos móveis na indexação de sites.

Se a sua página não possuir uma versão com tela adaptável, o usuário pode se sentir insatisfeito ao acessar sua plataforma. Essa insatisfação pode traduzir seu conteúdo como irrelevante, e ocasionar perdas de posição no ranking do Google.

Aumento nas vendas

Já que o acesso à internet é feito com frequência pelos celulares, o e-commerce por meio desses dispositivos também cresceu.

Seja diretamente nos sites ou versões mobile, grande parte das compras tem sido feita por dispositivos móveis. Assim, possuir uma página que pode ser ajustável para a realização de compras por aparelhos celulares é uma ótima vantagem.

Inclusive, o processo de compra com seu início no computador, e finalização no aplicativo ou site responsivo traz um aumento na taxa de conversão de vendas.

Velocidade da página

Existe a recomendação de que o carregamento da metade de uma página em um dispositivo móvel seja em menos de 1 segundo. Já a página completa, em menos de 2 segundos.

Se isso não acontecer, é muito provável que o usuário desista de utilizar o site. Assim, ter um site responsivo te ajuda a garantir velocidade no carregamento de dados. Além de que a tela adaptável já é leve e otimizada para esses dispositivos.

E um lembrete: a velocidade da página é um fator de rankeamento para o Google.

Design responsivo e as possibilidades para o futuro

Não tem jeito: um site responsivo tem tudo a ver com a experiência do usuário.

Basta pensar que milhares de dispositivos móveis estão conectados com a internet hoje. E a tendência é só aumentar.

Assim, ao invés de possuir um design diferente para cada dispositivo, um site responsivo pode agregar funcionalidades ajustáveis para possibilidades de tela que ainda nem existem.

O objetivo é trazer melhorias para uma experiência positiva dos usuários.

Quer fazer um site responsivo incrível para a sua marca? Fale com a gente!

Aproveite para acompanhar nossas redes sociais:

Instagram: /pixelperfectpp

Linkedin: Pixel Perfect

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de um site?

Vamos conversar!