Para garantir um bom posicionamento da sua página em mecanismos de buscas, como o Google, toda estratégia que apresente resultados concretos é bem-vinda. E uma dessas estratégias é otimizar o SEO do site em questão.
De fato, ao aplicar algumas técnicas de otimização regularmente, você poderá observar resultados positivos para o seu negócio – da chegada de mais leads até a possibilidade de fechar negócios com potenciais clientes.
Mas você sabe o que é preciso fazer para otimizar o SEO de uma página? Nós apresentamos 5 boas dicas. Confira!
A otimização do site e o SEO
Mas antes de falarmos sobre as dicas, é importante entender qual é a relação da otimização de uma página com o SEO.
Para começar, a otimização de um site faz parte do conjunto de estratégias para melhorar a experiência do usuário em uma página web. Como consequência, um site otimizado tende a atrair mais visitantes, crescendo em tráfego orgânico, para conquistar melhores posições no ranking do Google.
Uma dessas estratégias de otimização é o SEO (Search Engine Optimization). O SEO foca no conteúdo do site, para que o algoritmo do Google entenda a sua relevância, autoridade e confiabilidade em determinado assunto.
Pensar no conteúdo de uma página é fundamental para aparecer nos primeiros resultados do Google. Além de ter um site responsivo, com boa experiência de uso, o algoritmo do mecanismo também identifica como os textos são escritos, se a legibilidade é favorecida e se o usuário encontra a informação que procura rapidamente.
Ou seja, se você deseja colocar seu site na primeira página de resultados, é preciso ir além do design e programação: é importante implementar técnicas para otimizar o SEO do seu site.
Saiba como otimizar sua página
Apesar de não ser difícil otimizar um site, é necessário implementar cada técnica com dedicação.
Isso porque, não existem maneiras de burlar um bom posicionamento nos mecanismos de busca. É preciso utilizar as ferramentas corretas com atenção para ter resultados.
A seguir, conheça as 5 melhores dicas para otimizar o SEO da sua página!
1. Meta description
A meta description é uma pequena descrição presente em cada artigo ou página do site. Quando fazemos uma pesquisa no Google, notamos que abaixo do título e do link da página, existe um resumo do que será lido.
Esse resumo é justamente a meta description, uma ferramenta essencial na hora de otimizar o site.
A depender do que estiver escrito na meta description, você pode ou não atrair um novo cliente para sua página. Por isso, a utilização dessa técnica tem como objetivo potencializar o alcance da sua página.
2. ALT tag para imagens
Quando se trata de otimizar o SEO do site precisamos pensar até mesmo nas imagens, especialmente no conteúdo que colocamos no ALT tag.
O ALT tag para imagens é um campo presente nas fotos que torna possível adicionar descrições ou palavras-chave. Por meio desse pequeno texto, os mecanismos de busca do Google entendem que seu conteúdo é relevante e tem relação com o tema.
Além disso, o ALT tag tem um papel na acessibilidade de pessoas cegas. Assim, existem ferramentas que “leem” a descrição e passam para áudio para o visitante.
Ou seja, é sempre importante preencher o espaço ALT tag, já que este é um recurso que pode te ajudar a estar na primeira página de resultados do Google.
3. Boa legibilidade
Chamamos de legibilidade tudo aquilo que é legível. Quando falamos em otimizar o SEO de um site, a legibilidade do seu conteúdo precisa ser muito boa.
Mas o que faz de um artigo para blog, por exemplo, ser legível?
Aqui temos um foco na experiência do usuário. Dessa forma, um texto com boa legibilidade trabalha com parágrafos curtos, é dividido por tópicos, procura optar por um vocabulário que não seja da norma culta (apesar de ser bem escrito).
Além disso, o conteúdo também precisa ser atrativo. Ou seja, deve chamar e manter a atenção do usuário a partir da qualidade do que foi escrito. As pessoas sempre procuram informações relevantes.
Tenha isso em mente na hora de escrever artigos para notar a diferença nos acessos.
4. Link building
O link building consiste num conjunto de estratégias para obter links de outros sites na sua página, chamada também de backlinks.
Por mais que pareça simples, não é qualquer tipo de link que pode ser usado. De acordo com os parâmetros do Google, é preciso que os links possuam relevância e credibilidade. Esse critério impede que práticas como de a “back hat” seja feita, ou seja, a compra ilegal de backlinks.
Assim, o uso de backlinks na sua página também é uma forma de otimizar o SEO do site. Essa prática é fundamental para ganhar autoridade e garantir que sua página seja vista como produtora de conteúdos relevantes.
5. Invista em conteúdo específico
Com a grande competitividade do mercado, tem sido mais difícil se destacar e concorrer com marcas famosas.
Entretanto, isso não quer dizer que seja impossível. Uma das formas de conseguir destaque para o seu negócio é investir em conteúdos específicos.
Mas afinal, como fazer isso?
Imagine que você abriu uma sorveteria e deseja se destacar nas pesquisas. Se você utilizar somente “sorvete” na busca, pode ser extremamente difícil conseguir uma boa posição. Já com “sorvete vegano”, as chances de garantir uma posição na primeira página do Google são maiores.
Assim, investir na especificidade de conteúdos é uma ótima forma de otimizar o site.
Seu site com SEO sempre otimizado
Essas 5 dicas para otimizar o SEO do site são práticas que devem ser aplicadas sempre, em todos os conteúdos que você disponibilizar online.
Porém, é importante estar atento às atualizações: de tempos em tempos, o Google faz ajustes em seu algoritmo, incluindo outras exigências. Cumprir com os requisitos é essencial para aparecer mais nas pesquisas.
E lembre-se: as estratégias para otimizar o SEO não conquistam resultados de uma hora para outra. São obtidos enormes resultados, mas você precisa se dedicar na implementação dessas técnicas.
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Fale com a gente e entenda como podemos otimizar não só o SEO do seu site, mas também melhorar o desempenho da página!
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