Quem nunca acessou um endereço online e se deparou com uma interminável tela de espera? Esse cenário é péssimo para atrair novos visitantes. É por isso que empresas que têm um site lento precisam tomar ações urgentes para corrigir esse problema!
Apesar de não ser tão complexo resolver a situação, a maioria das pessoas não sabem como melhorar o desempenho de uma página online.
Mas a verdade é que não tem tanto mistério: entre as ações possíveis, existem pelo menos 3 coisas que você pode fazer para tornar um site lento muito mais ágil!
A seguir, conheça 3 passos para melhorar o desempenho do seu site e deixá-lo com a velocidade adequada para atrair e receber visitantes!
Por que um site lento é ruim?
Por mais que a experiência de acessar um site lento seja desagradável, esse pode não ser um motivo grande o suficiente para fazer uma marca tomar atitudes em relação a página online.
Entretanto, a verdade é que um site lento tem várias consequências negativas, impactando inclusive o desempenho geral do seu negócio.
Mas afinal, porque ter um site lento é tão ruim?
Começamos pela dificuldade em gerar leads qualificados ou mesmo em fechar vendas. Isso porque, ao acessar uma página que demora a carregar, a tendência é que o usuário desista da visita – e pior: corra para o seu concorrente!
De nada adianta, por exemplo, fazer uma campanha de e-mail marketing super estruturada se, ao clicar para ir para o site, o usuário se depare com uma loooonga espera! Não tem copy que resolva esse problema!
Além disso, a demora de carregamento também é um critério para os mecanismos de buscas, como o Google, apresentarem seu site em determinada posição dentro do ranking. Quanto mais lento, menos destaque você recebe – e, com menos destaque, os visitantes caem drasticamente.
A importância desse elemento é tamanha que um dos insights que aparecem no Google Analytics é justamente a conversão a partir das visitas.
Um outro bom motivo para corrigir o seu site lento é economizar em publicidade. Se você insere peças publicitárias no Google Ads, pode ter seu custo por clique maior devido à experiência do usuário negativa.
Pense no exemplo real da Amazon. Segundo estimativas da empresa, um atraso de 1 segundo no tempo de carregamento de página podia custar US$ 1,6 bilhão em vendas anuais!
Como melhorar o desempenho do seu site
Como você viu, ter um site com rápido carregamento é essencial para criar uma boa experiência para o usuário, gerar leads qualificados, lucrar mais e economizar com publicidade.
A boa notícia é que tem como “virar o jogo” ao tomar algumas atitudes para melhorar o desempenho do seu site.
Mas primeiro, para saber se o seu site está lento, faça um teste no PageSpeed Insights. Essa ferramenta gratuita do Google vai te mostrar quantos segundos leva para sua página carregar – se for mais de 3 segundos, ou se houver indicações de melhorias, você pode seguir o guia abaixo.
Acredite: são coisas relativamente simples que podem fazer toda a diferença e acabar com o seu site lento!
1. Otimização de imagens
Um dos grandes “vilões” de um site são as imagens. Por mais que, em alguns produtos ou serviços, elas sejam essenciais para despertar o desejo do usuário, normalmente seu peso prejudica o carregamento das informações.
Nesse sentido, a primeira atitude é otimizar as imagens. Você pode, por exemplo, converter JPEGs e PNGs para o formato WebP, que é muito mais leve e não tem grande perca de qualidade.
Outra dica é configurar seu site para o chamado “lazy loading”. Assim, ele carregará as imagens apenas quando elas estiverem prestes a aparecer na tela, ao invés de buscar fazer o carregamento de TUDO assim que o site é acessado pelo usuário.
Aqui no blog da Pixel Perfect temos um artigo completo sobre como otimizar imagens para site. Não deixe de conferir!
2. Hospedagem e CDN
Você já se perguntou se a hospedagem do seu site tem qualidade? Muitas vezes, se o servidor da hospedagem não for bom o suficiente, pode prejudicar o desempenho da sua página.
Algo muito comum para empresas é compartilhar hospedagens. Apesar de serem mais baratas, elas trazem como problema a possibilidade de tornar os sites daquele servidor mais lentos.
Quanto a CDN, sigla para Content Delivery Network, você deve optar por um que possa distribuir os conteúdos estáticos do seu site através de servidores espalhados pelo mundo, reduzindo a latência.
3. Redução de Solicitações HTTP
Um site costuma ser composto por vários elementos. Com o passar dos anos, alguns desses itens caem em desuso, mas não são excluídos do servidor.
Por isso, analise os plugins do seu site. Pode ser que você não use alguns deles, que ao apagar, vão fazer uma grande diferença no carregamento.
Outra dica fala sobre as fontes que você usa no seu site. O ideal é usar fontes que estão disponíveis online, como aquelas presentes no Google Fonts. Isso vai fazer com que o seu site tenha uma requisição a menos ao ser carregado.
MAS ATENÇÃO: não faça nenhuma mudança se você não entender minimamente sobre sites!
Nesses casos, o ideal é contar com uma equipe especializada em otimização de sites. É melhor investir com alguém de confiança, do que acabar desconfigurando sua plataforma por não entender do assunto.
E se nada disso resolver?
Pode acontecer de, mesmo após essas otimizações, o seu site continuar lento.
Nesse sentido, você vai precisar chamar pessoas especialistas em sites para ir mais a fundo na questão.
Muitas vezes, existem linhas de código inutilizadas que pesam no desempenho, um banco de dados bagunçado, ou mesmo itens que precisam ser atualizados.
Lembre-se que todo esforço para evitar um site lento é bem-vindo! Ao dar atenção para sua página online, você garante a melhor experiência para o seu usuário e, consequentemente, mais destaque para sua empresa!