4 tendências de UX para 2023

A área de design não se limita somente ao aspecto visual de um produto ou serviço. Ela também considera qual a experiência um usuário terá ao utilizar algo. E por estar sempre evoluindo, conhecer as tendências de UX em cada ano é essencial!

As tendências de UX vem a partir de pesquisas que conseguem verificar a forma como a experiência do cliente tem impacto na sua relação com um site, app ou plataforma online.

Uma vez que as pessoas mudam, é preciso avaliar e reavaliar constantemente novas maneiras de garantir que esse usuário permaneça interessado em uma plataforma.

E o que será que o ano que vem nos reserva em termos de UX? Reunimos 4 tendências de UX para 2023. Conheça!

O que é UX?

UX é sigla da expressão “User Experience“, ou seja, experiência do usuário em português.

O termo é utilizado para explicar a criação de estratégias para melhorar a experiência de usuários frente a um produto ou serviço virtual.

Por exemplo, quando nós da Pixel Perfect criamos uma página online, sempre consideramos a vivência de quem vai acessá-la. Isso inclui desde estruturar um site responsivo, passando pela estratégia de SEO, até um design adequado.

Na verdade, por se tratar de um conjunto de elementos, o UX está presente em diversas áreas.

É possível aplicar essa estratégia na escrita (UX Writing), nas pesquisas de usuários (UX Research) ou no desenvolvimento de ferramentas digitais (UX Developer).

Ou seja, elementos que têm muita importância na relação que os usuários criam com sites, plataformas e aplicativos.

Tendências de UX para 2023

Se você vai trabalhar como designer UX, ou se você está pensando em desenvolver um site para a sua marca, saiba que é preciso se manter por dentro do que pode ser uma nova tendência.

Do mesmo modo, também existem expressões e temas que deixam de ser tendências e se tornam ultrapassados de um ano para o outro.

Para estar atualizado com o que há de mais relevante, conheça essas 4 tendências UX para 2023!

Adaptabilidade

A adaptabilidade é uma das tendências UX que deve receber mais atenção no próximo ano.

Isso porque, tem crescido a necessidade de desenvolver designs capazes de apresentar uma boa interface em diversos dispositivos. Ou seja, uma página deve ser acessível por um smartphone ou tablet com a mesma compatibilidade de um computador.

Por esse motivo, você pode perceber que marcas e empresas têm criado plataformas e aplicativos cada vez mais adaptáveis.

Para 2023, a tendência é que a preocupação com adaptabilidade dos dispositivos continue tendo um grande protagonismo no design UX.

Site responsivo tendência UX

Personalização avançada

Por mais que pareça um assunto batido, a personalização avançada continua fazendo parte das tendências UX.

Com o avanço tecnológico de inteligências artificiais, analisar o comportamento humano nas redes sociais tem sido algo frequente. A partir de cada interação e contato, pode-se definir recomendações de conteúdo mais específicas do que antes.

Entretanto, a atuação dos algoritmos na personalização de conteúdos tem gerado questões complexas. O uso exacerbado dos algoritmos pode causar uma visão restrita de um círculo social, ou das chamadas “bolhas sociais”.

Essa complexidade dos algoritmos e da personalização deve enfrentar mudanças e criar uma nova tendência UX para 2023.

Acessibilidade

Com a necessidade de melhorar cada vez mais a experiência do usuário, não se pode deixar de pensar em acessibilidade. Afinal, em certos sites governamentais já é obrigatório que páginas possuam conteúdos acessíveis a todos.

Aqui, a acessibilidade diz respeito a mecanismos para inclusão de todos os tipos de usuários nas plataformas, mesmo que a pessoa tenha algum tipo de limitação física ou cognitiva.

Um exemplo dessa implementação de acessibilidade é a ferramenta avançada de descrição de imagens no Instagram. É a partir deste recurso que pessoas cegas conseguem entender o que aparece no aplicativo.

Novas maneiras de se pensar a vivência do usuário a partir da acessibilidade é uma discussão em alta no mercado UX.

Modo escuro de tela

O modo escuro de tela não é necessariamente uma das novas tendências UX. Entretanto, espera-se que de agora em diante mais empresas e marcas passem a investir nessa alternativa.

Já visto por vários dispositivos móveis e aplicativos, o modo escuro de tela promete incluir inovações. Não só seria possível a tela preta, como também adicionar cores diferentes (azul, marrom, verde e etc) na interface do dispositivo.

Quando se trata de aplicativos, tanto para dispositivos móveis quanto desktops, vimos como o Instagram e Twitter são bons exemplos. No Twitter, o modo escuro ainda oferece duas possibilidades: tela escura total ou parcial.

É interessante analisar formas de implementar o uso de modo escuro em sua página. Afinal, essa função traz mais conforto visualmente, destaque para detalhes e aumenta a economia de bateria.

Fique ligado nas novas tendências UX

Por mais que as tendências UX trazidas nesse artigo sejam importantes, é necessário estar sempre se atualizando e pesquisando sobre o assunto.

Empresas como a Pixel Perfect, que são especializadas em User Experience, estão sempre atentas ao que é tendência. Mas você, como usuário ou dono de um site, também pode pesquisar pelo assunto.

Tenha em mente que, hoje, tudo acontece muito rápido. O que é tendência atualmente pode não ser amanhã. Vale lembrar que também é importante implementar estratégias UX que mais combinem com seu negócio ou produto.

Assim, sua plataforma está sempre “calibrada” com o que há de mais moderno no mercado!

Que tal fazer um site que segue essas tendências ou atualizar o seu? Fale com a gente!

Aproveite para acompanhar nossas redes sociais:

Instagram: /pixelperfectpp

Linkedin: Pixel Perfect

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de um site?

Vamos conversar!