Ter blog ainda vale a pena? 5 bons motivos para fazer um!

Para atrair a atenção do seu público-alvo na internet, toda ação é válida, inclusive a produção de conteúdo escrito. Mas com tanto material disponível, será que ter um blog ainda vale a pena?

Essa dúvida é válida. Afinal, embora um blog não seja algo tão custoso de se produzir e manter, é um investimento de tempo em que se espera um resultado positivo – seja em conversão de leads, vendas ou ganhos com publicidade.

No artigo anterior, nós te mostramos como utilizar o Google Keyword Planner para buscas eficientes de palavras-chave, algo essencial na produção de conteúdo escrito. Mas talvez, você precise saber os motivos pelos quais criar um blog ainda vale a pena e é uma estratégia valiosa e relevante atualmente.

De fato, com novas plataformas e a evolução constante das mídias sociais, muitos podem pensar que os blogs caíram em desuso ou se tornaram obsoletos.

No entanto, esta visão ignora o poder e a flexibilidade que um blog bem estruturado e gerido pode oferecer.

Seja para pessoas que desejam compartilhar seus conhecimentos, ou para empresas buscando fortalecer sua marca e conectar-se com seu público, um blog pode ser um ativo digital inestimável.

E então, preparado para descobrir por que um blog ainda vale a pena?

Motivo 1: Mais visibilidade

Não há como negar: presença online, hoje, é sinônimo de existência. Nesse sentido, ter um blog é uma das maneiras mais eficazes de ampliar a visibilidade digital.

Mas por que exatamente um blog tem esse poder?

Fortalece a presença online

Um blog é um espaço exclusivamente seu, longe das mudanças de algoritmos e das restrições das plataformas de mídia social.

Com um blog, você tem controle total sobre o conteúdo, o design e a forma como se comunica com seu público.

Isso permite uma apresentação consistente da sua marca ou personalidade online, fortalecendo sua presença na internet.

Atrai tráfego

Os blogs são incrivelmente eficazes para melhorar o ranking de SEO (Search Engine Optimization).

Com conteúdo regular e relevante, otimizado com palavras-chave estratégicas, seu blog pode aparecer nas primeiras páginas dos motores de busca.

Assim, há mais chances de pessoas encontrarem seu site, atraindo tráfego orgânico qualificado, que é o mais valioso no mundo digital.

Conteúdo “evergreen”

Você já ouviu falar em conteúdo “evergreen”? Esse é um nome dado para o conteúdo atemporal, que é um dos grandes trunfos dos blogs.

Enquanto as postagens em redes sociais têm uma vida útil curta, os artigos de blog podem continuar atraindo visitantes por anos.

Conteúdos bem escritos e informativos, que respondem a perguntas comuns do seu público-alvo, continuam a ser relevantes e a trazer novos visitantes constantemente.

Quer um exemplo? Aqui na Pixel Perfect, trabalhamos com desenvolvimento de artigos para blogs dos nossos clientes. Um desses clientes, como você pode ver abaixo, colhe resultados de suas publicações anos após a divulgação inicial:

Resultados de uma publicação no Google Search Console.

Alcança com compartilhamentos

Quando você cria conteúdo atraente e útil, as pessoas tendem a compartilhá-lo. Cada compartilhamento é uma oportunidade para alcançar um novo público.

E outras palavras, os blogs facilitam essa dinâmica, pois permitem a integração com as mídias sociais, onde os leitores podem facilmente compartilhar seus artigos, ampliando o alcance de sua mensagem.

Integra com outras plataformas

Um blog não opera isoladamente: ele pode e deve ser integrado com outras plataformas.

Por exemplo, é possível usar o conteúdo do blog para alimentar suas redes sociais, newsletters e outros canais de comunicação. Essa integração cria um ecossistema digital robusto, onde cada elemento se complementa e amplifica a visibilidade do outro.

Lembre-se que a visibilidade digital não é apenas sobre ser visto, é sobre ser encontrado por aqueles que procuram o que você tem a oferecer.

Um blog, com seu poder de atrair e engajar visitantes, é uma ferramenta essencial nesse processo.

Motivo 2: Melhoria no posicionamento em SEO

Quando falamos em estratégia digital de marketing, é automático pensarmos em ações para a otimização para motores de busca – o SEO.

Aqui mesmo, em nosso blog, trouxemos dicas sobre otimização de sites, sendo que o conteúdo publicado nas páginas é muito importante.

Mas como exatamente um blog contribui para essa melhoria? A gente te explica!

Aumenta a relevância

O conteúdo é rei no mundo do SEO.

Os motores de busca, como o Google, valorizam conteúdos que sejam informativos, bem escritos e úteis para os usuários.

Um blog permite a criação regular de artigos que não só abordam temas relevantes para seu público, mas também incluem palavras-chave estratégicas. Assim, você tem mais chances de o seu site ser considerado relevante pelos algoritmos de busca.

Melhora na estrutura de links internos e externos

Um aspecto frequentemente negligenciado do SEO é a estrutura de links internos e externos.

Um blog oferece uma oportunidade perfeita para criar uma rede interna de links, conectando diferentes páginas do seu site. Ao longo desse artigo, por exemplo, você tem visto essa aplicação na prática, onde citamos outros conteúdos já publicados.

O mesmo vale para os backlinks, ou seja, links que levam para outros sites. Um blog com conteúdo atraente e informativo tem maior probabilidade de ser citado por outros sites, gerando backlinks.

Estes, por sua vez, são interpretados pelos motores de busca como um sinal de autoridade e confiabilidade, elevando o ranking do seu site nos resultados de pesquisa.

Assim, você ajuda os visitantes a navegar pelo seu site com mais facilidade, enquanto permite que os motores de busca rastreiem sua página com mais eficiência.

Otimiza palavras-chave

Além de incorporar palavras-chave relevantes no conteúdo, um blog permite a otimização dessas palavras-chave de maneira natural e eficaz.

Isso inclui não apenas o uso de palavras-chave no corpo do texto, mas também em títulos, subtítulos, descrições e tags.

Nesse sentido, com uma estratégia bem pensada de palavras-chave, seu conteúdo tem mais chances de aparecer diante de certas pesquisas dos usuários em sites como Google.

Conteúdo fresco e atualizado

Os motores de busca favorecem sites que são atualizados regularmente com conteúdo novo.

Um blog é a plataforma ideal para manter seu site dinâmico, oferecendo aos motores de busca conteúdo fresco para indexar.

Isso sinaliza que seu site está ativo e relevante, o que pode melhorar seu ranking nos resultados de pesquisa.

Motivo 3: Estabelecimento de autoridade no assunto

Mais do que compartilhar conteúdo útil, um blog pode ser essencial para posicionar a sua pessoa ou sua marca como referência no seu campo de atuação.

Quando bem executado, um blog te ajuda a se estabelecer como autoridade em um determinado assunto, construindo confiança e credibilidade com seu público.

Mulher sentada segurando um tablet. Da tela, saem ícones de redes sociais. Ela olha para a tela com um sorriso sereno.

Credibilidade com conteúdo especializado

Para atingir o objetivo de ser uma autoridade em determinado assunto, você precisa falar sobre algo que você domina.

Ao compartilhar insights, análises aprofundadas e informações atualizadas, você mostra ao seu público que entende do assunto.

Engaja e permite a interação

Uma das maiores vantagens de um blog é a possibilidade de interagir com os leitores.

Você mesmo, após ler esse conteúdo, pode deixar um comentário para que a gente continue essa conversa!

Aproveite comentários, perguntas e feedbacks para engajar-se diretamente com seu público. Respondendo às dúvidas e comentários, você demonstra conhecimento e disposição para dialogar, reforçando sua autoridade no assunto.

Casos de sucesso e experiências

Histórias reais e casos de sucesso são ferramentas poderosas em um blog. Especialmente em blogs de empresas.

Nós, por exemplo, aproveitamos esse espaço para divulgar nossos cases! Por exemplo, se você quiser, pode descobrir como foi criar o site da influenciadora Emilim Schmitz.

Ao compartilhar experiências, seja suas ou de clientes, você proporciona provas concretas da eficácia do seu conhecimento ou produto. Esses relatos autênticos humanizam sua marca e fortalecem sua posição como autoridade na área.

Recursos extras

Oferecer recursos educacionais, como e-books, guias, tutoriais e webinars, é uma maneira eficaz de demonstrar autoridade.

Mas atenção! Esse conteúdo precisa ser útil de verdade, ou seja, materiais que ajudam seu público a aprender e crescer.

Mais um exemplo que podemos compartilhar é o nosso e-book gratuito sobre como configurar uma conta no Google Meu Negócio. Por meio dele, mostramos que entendemos desse tipo de projeto e podemos te ajudar com mais profundidade, se necessário.

Motivo 4: Geração de leads e conversões

Além de ser uma plataforma para compartilhar conhecimento e estabelecer autoridade, um blog é uma ferramenta extremamente eficaz para gerar leads e impulsionar conversões.

Neste sentido, entender como um blog pode contribuir para o funil de vendas e para a construção de uma base de clientes é essencial.

Atrai leads com conteúdo de valor

Você sabia que é possível gerar leads por meio dos conteúdos que você disponibiliza em seu blog? Para isso, você precisa de conteúdo valioso e relevante para o seu público-alvo.

Artigos que resolvem problemas, oferecem insights e provêm informações úteis são capazes de atrair um público interessado no que você tem a oferecer, estabelecendo assim um primeiro ponto de contato valioso.

Converte visitantes em leads

Uma vez que os visitantes chegam ao seu blog, o próximo passo é convertê-los em leads.

Isso pode ser feito por meio de formulários de inscrição, ofertas de conteúdo exclusivo, como e-books ou webinars, e convites para se inscrever em newsletters.

Essas estratégias incentivam os visitantes a fornecerem suas informações de contato, transformando-os em leads qualificados.

Após a captação de leads, é importante manter o engajamento com eles. Por meio de conteúdo segmentado e personalizado, você pode nutrir esses leads, guiando-os através do funil de vendas.

Análise de dados para melhoria contínua

O uso de ferramentas analíticas é crucial para entender o comportamento dos visitantes do seu blog e otimizar suas estratégias de geração de leads.

Analisando métricas como taxa de conversão, tempo de permanência na página e taxa de rejeição, você pode refinar seu conteúdo e táticas de conversão para alcançar resultados ainda melhores.

Motivo 5: Criação de um canal de comunicação direta

Hoje, a comunicação direta e transparente com o público é fundamental. Um blog oferece exatamente isso!

Afinal, um blog é um canal próprio onde é possível conversar diretamente com seu público, sem intermediários ou restrições de plataformas de terceiros.

Estabelece um diálogo autêntico

Ao contrário das mídias sociais, onde as conversas são, muitas vezes, superficiais, um blog proporciona um espaço para discussões mais profundas e significativas.

Por meio de artigos bem elaborados, você pode abordar temas relevantes, responder perguntas e compartilhar suas ideias, iniciando conversas genuínas e construtivas.

Personalização da comunicação

Um blog oferece a oportunidade de personalizar a forma como você se comunica com seu público.

Isso pode ser feito através da linguagem usada nos artigos, do estilo de escrita e até mesmo do design do blog.

Essa personalização cria um senso de proximidade e confiança, fortalecendo a relação com seu público.

Consistência e controle do conteúdo

Ao gerir um blog, você tem controle total sobre o conteúdo e a frequência de publicação. Isso permite manter uma consistência que é fundamental para construir e manter a confiança do público.

Ao contrário das plataformas de mídia social, onde o conteúdo pode ser perdido em meio a algoritmos, um blog garante que suas mensagens cheguem ao público da maneira que você planejou.

Além disso, é importante lembrar que uma conta em uma rede social não é SUA, de verdade. A qualquer momento, pode haver uma falha e tudo o que você criou será perdido.

Nesse sentido, um site ou um blog se torna o seu espaço real na internet. Você pode construir esse espaço da forma que preferir, perpetuando seus conhecimentos e insights.

E quer uma boa notícia? Hoje, fazer um site ou um blog não é algo inacessível financeiramente! Temos projetos feitos a partir de template em que você investe pouco e tem todas essas vantagens. Veja algumas opções aqui!

Canal para promoções e anúncios

Além de ser uma plataforma para compartilhar conteúdo informativo e educacional, um blog é também um excelente meio para divulgar promoções, lançamentos de produtos ou serviços e anúncios importantes.

Essa comunicação direta com seu público pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar vendas e engajamento.

Ter um blog ainda vale a pena?

Como você viu, existem dezenas de bons motivos que justificam ter um blog. Sem dúvidas, ter um blog ainda vale a pena e é extremamente estratégico para o marketing digital!

Seja ao ampliar a visibilidade digital, melhorar o posicionamento em SEO, estabelecer autoridade no assunto, ou gerar leads e conversões, um blog ainda tem seu valor na internet.

É claro que isso não significa que você deve abandonar as redes sociais! Na verdade, é preciso pensar sua estratégia de marketing digital como um todo: um bom site, contas em redes sociais, conteúdos no blog, enfim.

Se você ainda não tem um blog, ou se o seu blog está precisando de uma revitalização, este é o momento de agir!

Mas tenha paciência. O trabalho de um blog é uma construção e pode levar tempo para você ter um resultado. Tenha em mente que o sucesso de um blog não se mede apenas pelos cliques ou pela quantidade de visitantes, mas pelo impacto duradouro que ele cria na vida das pessoas que alcança.

Então, o que está esperando? Comece a planejar seu blog hoje mesmo e descubra o poder que uma comunicação autêntica e de valor pode ter!

2 respostas

  1. Olha, esse post sobre a importância de ter um blog está super completo! Adorei como abordou desde a visibilidade até a geração de leads. É um guia prático e esclarecedor para quem está considerando essa estratégia no marketing digital.

  2. Em tempos de redes sociais, eu pensava que os blogs estavam apenas na história da comunicação digital.
    Pesquisando sobre o assunto fiquei muito surpreso, e considerando a possibilidade de migrar para este caminho.

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