Em tempos de internet, quando uma pessoa começa um negócio, já sabe que precisa criar uma presença digital para a marca. Mas com tantas redes sociais para abrir contas e gerir, será que ainda é importante fazer um site para as empresas?
A verdade é que ter um site é essencial para qualquer negócio que deseja se destacar no mercado e alcançar seus objetivos de negócios.
A presença online permite às empresas se conectarem com seus clientes, aumentar as vendas e gerar leads qualificados. Além, é claro, possibilita criar uma imagem e posicionamento totalmente conectados com o DNA da marca.
Mas se você ainda tiver dúvidas sobre fazer uma plataforma para o seu negócio, continue a leitura para conhecer a importância do site para as empresas, com dicas e estratégias para criar e otimizar o seu!
Por que as empresas precisam de um site?
Um site é a sua vitrine online. Ele permite que as empresas apresentem sua marca, produtos e serviços de forma profissional e atraente, de acordo com a imagem que desejam transparecer.
Além disso, um site oferece diversas possibilidades para se conectar com seus clientes, como formulários de contato, chat ao vivo e redes sociais integradas.
E já que citamos as redes sociais, ainda que muitas marcas optem em um primeiro momento, por contarem apenas com contas no Instagram ou Facebook, somente um site dá a segurança de ter um espaço seu – afinal, perfis em redes podem ser excluídos a qualquer momento!
Outra vantagem é a possibilidade de vender online e aumentar o seu faturamento. E aqui, não estamos falando só de e-commerce: sites institucionais com uma landing page de alta conversão também pode gerar bons resultados.
Por fim, um site também ajuda a melhorar a visibilidade e a confiança da marca. Para o seu público, saber que sua empresa tem um espaço online faz com que você ganhe credibilidade.
Mas vale a pena investir em site para as empresas?
Quando as pessoas abrem seus negócios, muitas vezes possuem um orçamento limitado. Por conta disso, o site institucional nem sempre é um investimento prioritário.
Se isso aconteceu com você e o seu negócio, é importante ter em mente que é estratégico fazer um site o quanto antes!
Isso porque, um site para empresa é um investimento de longo prazo. Quanto mais tempo ele permanece no ar, seguindo critérios de qualidade e otimização de desempenho, melhores são os resultados em buscas orgânicas do Google.
Além disso, um site institucional não precisa ser renovado todo ano (à menos que você queira). Ele pode se manter ativo por muitos anos, fazendo com que esse investimento inicial, se diluído no tempo de uso, seja muito pequeno.
Pense assim: o preço de um site institucional simples parte de R$1.000. Digamos que você mantenha essa página por 5 anos sem alterações, fazendo somente otimizações periódicas. Seria como se você estivesse pagando R$16 por mês ao longo desses 5 anos.
Quando visualizamos os resultados que um site traz, desde coisas intangíveis como o fortalecimento da marca, até a venda de produtos e serviços, esse investimento inicial se torna muito pequeno!
Então, sim, vale a pena fazer um site para as empresas.
Como criar um site para sua empresa
Existem várias opções para criar um site para sua empresa, incluindo o desenvolvimento personalizado, plataformas de construção de sites prontas para uso e contratar uma agência especializada.
A Pixel Perfect se enquadra na terceira opção: como agência especializada, te acompanhamos durante todo o processo de construção da sua presença digital, criando sites completos e otimizados.
A grande vantagem de contar com uma agência como a Pixel Perfect é que você tem a garantia de que o seu site cumprirá com os maiores requisitos de desempenho. E isso faz toda a diferença para que sua empresa apareça mais nas buscas do Google!
Por isso, se você quiser ter certeza de estar construindo uma plataforma de qualidade, fale conosco!
Mas, se você tem um pouco de conhecimento de desenvolvimento, pode se arriscar construindo um site por conta própria ou mesmo ao utilizar plataformas de criação de páginas.
Independentemente da opção escolhida, você pode seguir as seguintes etapas como um guia:
- Defina o objetivo do seu site: O que você deseja alcançar com o seu site? Vender produtos, gerar leads, aumentar a conscientização da marca?
- Pesquisa de mercado: Conheça seus concorrentes e entenda o que eles estão fazendo bem e mal.
- Escolha da plataforma: Escolha a plataforma que melhor atenda às suas necessidades, seja ela um desenvolvimento personalizado, uma plataforma pronta para uso ou uma agência especializada.
- Design estratégico: Pense em um design que represente a sua marca e atenda ao objetivo do seu site.
- Crie conteúdo: Coloque no seu site conteúdo de qualidade, que ajude seus clientes a solucionarem dúvidas ou problemas.
Como otimizar seu site para obter resultados melhores?
Uma vez criado, é importante otimizar o seu site para obter resultados melhores. Afinal, somente construir uma plataforma não é o suficiente para ter destaque em mecanismos de buscas, como o Google.
Basta saber que o Google atualiza seu algoritmo de tempos em tempos (a última atualização foi em setembro de 2022). Quando acontece esse tipo de atualização, a forma como os resultados são elencados podem se alterar e a única coisa que garante um bom posicionamento é ter uma plataforma otimizada.
Mas o que inclui essa otimização?
Para começar, temos o SEO, que é o uso estratégico de palavras-chave e conteúdos. Um bom SEO permite melhorar a classificação do seu site nos resultados de busca.
Temos também a otimização do desempenho do site, com uma velocidade de carregamento que precisa ser inferior a 2 segundos. Se uma página leva mais do que isso para ser acessada pelo usuário, certamente não terá bons resultados.
Outra dica para otimizar o site da sua empresa é fazer testes A/B para entender qual design e conteúdo funcionam melhor para alcançar os objetivos do seu site. No Método TDO, exclusivo da Pixel Perfect, o teste A/B faz parte do pacote.
Por fim, uma boa dica de otimização é a análise de dados. Com alguma frequência, veja as estatísticas do seu site para entender como os usuários estão interagindo com ele e identificar oportunidades para melhorias.
Um site institucional otimizado
Não há como negar: ter um site é fundamental para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado e alcançar seus objetivos de negócios.
A presença online permite às empresas se conectarem com seus clientes, aumentar as vendas e gerar leads qualificados.
Entretanto, criar e otimizar um site exige planejamento, pesquisa de mercado e análise de dados. Por isso mesmo, contar com uma agência pode ser o caminho mais prático.
Mas acredite: seguindo as dicas e estratégias deste artigo, sua empresa estará pronta para maximizar a presença online e alcançar seus objetivos de negócios!
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