Google Meu Negócio: como configurar para atrair mais visitantes

Você já ouviu falar do Google Meu Negócio? Essa é uma ferramenta gratuita que, quem sabe como configurar, consegue atingir ótimos resultados e atrair mais potenciais clientes.

Basicamente, no Google Meu Negócio você consegue criar e gerenciar um perfil para a sua empresa, com a vantagem de estar na maior plataforma de busca do mundo.

Com ele, você pode divulgar informações importantes sobre o seu negócio, como endereço, horário de funcionamento, telefone, site, fotos e avaliações dos clientes.

Além disso, você pode aparecer nos resultados de pesquisa e no Google Maps quando alguém procura por produtos ou serviços relacionados ao seu ramo de atividade.

Mas como configurar o Google Meu Negócio de forma eficiente para atrair mais visitantes para o seu site ou para a sua loja física?

Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo para criar e otimizar o seu perfil, além de dar algumas dicas para aproveitar ao máximo os recursos da ferramenta. Confira!

O que é o Google Meu Negócio e por que ele é importante?

Antes de falar sobre como configurar o Google Meu Negócio, é preciso entender o que é essa ferramenta.

Para começar, ele funciona como uma espécie de cartão de visitas virtual, que mostra as principais informações sobre a sua empresa quando alguém pesquisa por ela ou por termos relacionados no Google.

Por exemplo, se você tem uma pizzaria na sua cidade e alguém digita “pizzaria perto de mim” no Google, o seu perfil pode aparecer nos resultados, mostrando a sua localização, seu site institucional, o seu cardápio, as suas promoções e as opiniões de quem já experimentou as suas pizzas.

Ou seja, a partir dessa busca, uma pessoa pode se interessar pelo seu negócio, entrar em contato com você ou mesmo fazer um pedido online.

Exemplo de exibição de página do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio também é importante para melhorar o seu posicionamento orgânico no Google, que é a sua capacidade de aparecer nos primeiros lugares sem pagar por anúncios.

Isso porque a ferramenta permite que você insira palavras-chave relevantes para o seu segmento, que são os termos que as pessoas usam para buscar o que você oferece. Assim, você aumenta as chances de ser encontrado por quem procura pelo seu produto ou serviço.

Além disso, o Google Meu Negócio ajuda a construir a sua reputação online, pois permite que os seus clientes deixem avaliações sobre a sua empresa e que você responda aos comentários.

Também é uma ótima ferramenta para receber feedbacks e sugestões para melhorar o seu atendimento e a qualidade do seu produto ou serviço.

Como configurar o Google Meu Negócio em 5 passos

Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio e quais são os seus benefícios, vamos te ensinar como configurar o seu perfil de forma simples e rápida. Veja só:

1. Crie uma conta no Google Meu Negócio

O primeiro passo é acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Gerenciar agora”. Você vai precisar fazer login com uma conta do Google (se você não tiver uma, pode criar gratuitamente).

Em seguida, você vai digitar o nome da sua empresa e clicar em “Próxima”.

2. Informe a localização da sua empresa

O próximo passo é informar se você tem uma loja física ou um escritório onde atende os seus clientes.

Em caso positivo, marque a opção “Sim” e digite o endereço completo da sua empresa.

Se não, marque a opção “Não” e clique em “Próxima”. Nesse caso, você vai precisar informar a área de atendimento da sua empresa, ou seja, as regiões onde você entrega os seus produtos ou serviços.

3. Escolha a categoria da sua empresa

Agora, você vai escolher a categoria que melhor descreve o seu negócio. Essa é uma etapa importante para que o Google entenda o que você faz e mostre o seu perfil para as pessoas certas.

Você pode digitar algumas palavras-chave relacionadas ao seu segmento e ver as opções sugeridas pelo Google. Escolha a mais adequada e clique em “Próxima”.

4. Adicione os seus dados de contato

Na sequência de como configurar o Google Meu Negócio, é hora de adicionar os seus dados de contato, como o seu telefone e o seu site.

Essas informações vão ajudar os seus clientes a entrarem em contato com você e a conhecerem mais sobre o seu negócio.

E uma curiosidade: o Google dá preferência de exibição para perfis que apresentam um site próprio, pois mostra que seus dados estão mais completos.

Depois de inserir os seus dados, clique em “Próxima”.

5. Verifique a sua empresa

O último passo é verificar a sua empresa, ou seja, confirmar que você é o proprietário ou o responsável pelo negócio. Essa é uma forma de garantir a segurança e a credibilidade do seu perfil.

O Google oferece algumas formas de verificação, como por telefone, por e-mail, por carta ou por aplicativo. Escolha a que for mais conveniente para você e siga as instruções na tela.

Pronto! Agora você já tem um perfil no Google Meu Negócio e pode começar a aproveitar os benefícios da ferramenta.

Se você precisar de uma ajuda extra, temos um e-book gratuito com tutorial com imagens de como configurar o Google Meu Negócio.

Mas não se esqueça de que é preciso manter o seu perfil atualizado e otimizado para atrair mais visitantes. Quer saber como fazer isso? Então, continue lendo!

Como otimizar o seu perfil no Google Meu Negócio

Depois de configurar o seu perfil no Google Meu Negócio, você pode adicionar mais informações e recursos para torná-lo mais atrativo e completo. Veja algumas dicas de como otimizar o seu perfil:

  • Adicione fotos e vídeos da sua empresa, dos seus produtos ou serviços, dos seus colaboradores e dos seus clientes.
  • Crie postagens regulares sobre as novidades, as promoções, os eventos ou as dicas relacionadas ao seu negócio.
  • Responda às avaliações dos seus clientes, agradecendo pelos elogios ou solucionando as reclamações.

Além disso, você também pode usar o Google Analytics a seu favor, aproveitando também outros recursos do Google Meu Negócio.

Entretanto, esse é um assunto bastante denso! Por isso, te convidamos a conhecer e baixar um e-book exclusivo da Pixel Perfect, que ensina como configurar o Google Meu Negócio e otimizá-lo com várias dicas.

Nós ensinamos, inclusive, como excluir uma avaliação ruim do Google Meu Negócio! Ou seja, um material que realmente pode fazer a diferença para a divulgação da sua empresa.

Para garantir o seu e-book, é só clicar aqui ou na imagem abaixo! Tenha certeza que, depois da leitura, o seu perfil do Google Meu Negócio vai se destacar dentro da plataforma.

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Como configurar Google Meu Negócio

Como você viu neste artigo, configurar o Google Meu Negócio é uma forma simples e gratuita de aumentar a sua visibilidade na internet e de atrair mais visitantes para a sua empresa.

Basta seguir o passo a passo que mostramos aqui e otimizar o seu perfil com as informações e os recursos que a ferramenta oferece.

O mais importante é que você não ignore a ótima ferramenta que é o Google Meu Negócio!

Reserve um tempo e se esforce para criar um perfil atrativo, pois essa ação pode ser fundamental para a sua estratégia de marketing.

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