Como começar a vender pela internet usando somente redes sociais?

Todos os dias, milhares de pessoas acessam plataformas como Instagram, YouTube e Facebook. Se você tem uma marca, pode aproveitar este público imenso para vender pelas redes sociais. Inclusive, muitos negócios já optam por comercializar produtos somente nesse tipo de site!

De fato, as redes sociais são plataformas online muito populares. Graças a interação e o compartilhamento de conteúdos entre pessoas e grupos, permitem uma série de relações – sejam pessoais ou comerciais.

Por isso mesmo, dezenas de empresas decidem vender pelas redes sociais, de olho nos benefícios para o negócio, como o aumento da visibilidade e o reconhecimento da marca.

Mas será que é possível vender somente pelas redes sociais? Com dicas práticas e eficazes, você consegue atuar focado nessas plataformas.

Nós te explicamos como! Confira a seguir.

Passo 1: As redes sociais mais adequadas para o seu público-alvo

O primeiro passo para vender pelas redes sociais é identificar onde estão os seus clientes potenciais. Afinal, não adianta estar em todas as redes sociais se elas não forem relevantes para o seu nicho.

Conheça as principais redes e seus estilos de usuários:

  • Facebook: é a rede social mais popular do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês. Tem alcance a um público amplo e diversificado, e abriga o sistema de publicações patrocinadas que abrange outras redes do grupo.
  • Instagram: focada em imagens e vídeos, tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Quem quer mostrar os seus produtos ou serviços de forma visual e atrativa tem no Instagram uma ótima opção.
  • Twitter: é a rede social mais rápida e dinâmica, com mais de 300 milhões de usuários ativos por mês. Ótima para acompanhar tendências, notícias e opiniões do momento.
  • LinkedIn: mais voltada para o mundo profissional, com mais de 700 milhões de usuários. Muito boa para construir reputação e uma rede de contatos no seu segmento.
  • YouTube: com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, é focada em vídeos. Por aqui, você pode produzir conteúdos educativos, informativos ou entretenimento para o seu público.
  • TikTok: mais recente e inovadora, possui mais de 800 milhões de usuários ativos por mês. Se você quer se conectar com um público jovem e antenado, está no lugar certo!

Para escolher as redes sociais mais adequadas para o seu negócio, considere o tamanho e o perfil do seu público nas redes sociais, o tipo e o formato dos seus produtos ou serviços, o tom e o estilo da sua comunicação nas redes sociais.

Lembre-se: você não precisa estar em todas as redes sociais, mas sim nas que fazem sentido para o seu negócio.

Mãos segurando um smartphone. Da tela, saem ícones de interação de redes sociais.

Passo 2: Perfis profissionais atrativos nas redes sociais escolhidas

O segundo passo para vender pelas redes sociais é criar perfis profissionais e atrativos nas redes sociais que você escolheu. Os seus perfis são a sua vitrine na internet, por isso eles devem transmitir uma imagem positiva e confiável da sua marca.

Nesse sentido, você pode seguir algumas dicas práticas para criar perfis profissionais atrativos. Para começar, escolha um nome que seja fácil de lembrar, de escrever e de pronunciar (algo que você deve ter pensado na criação da marca).

No seu perfil, insira a logo do negócio ou uma imagem que represente sua marca. Na Bio, faça uma descrição clara, objetiva e informativa sobre o que você faz. Dica extra: use emojis para deixar a bio mais charmosa!

Além disso, lembre-se de configurar as opções de contato e seu local de atendimento (se houver). Vale frisar que essas informações também são cruciais no Google Meu Negócio – uma espécie de rede social dos negócios locais. Você pode encontrar dicas específicas do Google Meu Negócio aqui!

Depois, é só seguir as boas práticas da rede social. Ou seja, siga a proposta básica da rede: é criação de vídeos? Publicações em imagens? Textos curtos? Crie conteúdo!

Ao fazer perfis profissionais e atrativos nas redes sociais você consegue se diferenciar da concorrência, para atrair a atenção dos usuários e para gerar credibilidade para os seus clientes.

Quer um incentivo extra? Os seus perfis são a primeira impressão que os seus clientes têm do seu negócio!

Passo 3: Conteúdos de qualidade e relevância

Qual é a premissa inicial de toda rede social? Produção de conteúdo para que os usuários queiram se manter na plataforma!

Assim, o terceiro passo para vender pelas redes sociais é produzir conteúdos de qualidade e relevância!

Afinal, os seus conteúdos são a sua forma de comunicação com os seus clientes. Por isso, eles devem gerar valor e engajamento para os seus seguidores.

Para produzir conteúdos de qualidade e relevância para as redes sociais, você deve planejar os seus conteúdos com antecedência, definindo os temas, os formatos, as datas e as frequências das suas publicações.

Além disso, é importante criar conteúdos que sejam interessantes, úteis e educativos para o seu público-alvo, respondendo às suas dúvidas, às suas dores e aos seus desejos.

Por exemplo, você pode vender pelo YouTube ao fazer vídeos que demonstram como a solução do seu negócio ajuda o consumidor. Esse mesmo vídeo pode ser divulgado em outras plataformas.

Homem segurando um notebook, escrito "Content" na tela. Ao fundo, existem duas pessoas sentadas atrás de uma mesa, ambas usando notebooks.

Outro ponto é publicar conteúdos que sejam adequados aos formatos e às características de cada rede social, aproveitando os recursos disponíveis, como textos, imagens, vídeos, stories, lives, etc.

E claro, aproveite a rede para divulgar o que você faz e incentivar a compra! Ao combinar conteúdos úteis com demonstrações do que você quer vender pelas redes sociais, você começa a se tornar uma referência dentro do seu nicho.

Passo 4: Interação faz diferença!

Se tem uma coisa fundamental na lista de o que fazer para vender pelas redes sociais, esse item é a interação!

Afinal, as redes sociais são espaços de diálogo e troca de experiências. Por isso mesmo, você deve estar presente e ativo nas contas da sua empresa.

Mas o que engloba a interação? Nós listamos abaixo!

  • Responda às dúvidas, aos comentários, às mensagens e às avaliações dos seus seguidores e clientes, de forma rápida, educada e personalizada.
  • Agradeça aos elogios, às sugestões e às críticas, mostrando que você se importa com a opinião deles e que está disposto a melhorar.
  • Ofereça suporte, pós-venda e fidelização dos seus clientes nas redes sociais, solucionando eventuais problemas, oferecendo garantias e benefícios exclusivos.
  • Peça feedbacks, depoimentos e indicações dos seus clientes nas redes sociais, valorizando a sua satisfação e a sua recomendação.
  • Participe de grupos, eventos e comunidades relacionados ao seu nicho de mercado nas redes sociais, contribuindo com o seu conhecimento e ampliando a sua rede de contatos.

Uma boa dica para garantir a interação é reservar alguns minutos todos os dias para checar suas contas nas redes. Dessa forma, você tem a certeza de que vai responder todas as solicitações e se mostra ativo para quem te segue.

Isso é essencial para aumentar a sua reputação e a sua credibilidade, e para estimular a fidelidade e a recorrência das suas vendas.

Passo 5: Divulgue os seus produtos ou serviços

Nenhuma dessas dicas como vender pelas redes sociais faz sentido se você não divulgar os seus produtos ou serviços.

Isso porque, as redes sociais são canais de marketing poderosos, que permitem promover os seus produtos ou serviços de forma estratégica e eficiente.

Nesse sentido, para divulgar os seus produtos ou serviços nas redes sociais, você pode tomar algumas ações práticas. Por exemplo, crie ofertas, promoções, sorteios e descontos que sejam atrativos e vantajosos para os seus clientes nas redes sociais.

Utilize ferramentas de vendas das próprias redes. Muitas delas permitem a criação de lojas virtuais, catálogos e oferecem a possibilidade de fazer pedidos para facilitar o processo de compra dos seus clientes.

Se estamos falando em marketing, não podemos esquecer das ferramentas de anúncios das redes sociais. Com a estratégia certa, é possível impulsionar o alcance e a conversão das suas ofertas nas redes.

Além disso, você pode fazer parcerias com influenciadores da sua cidade, para ampliar a divulgação e a credibilidade dos seus produtos ou serviços.

Uma dica extra: insira no seu planejamento de criação de conteúdo os momentos em que você vai vender o que você faz. Pensar nas vendas é essencial para equilibrar posts gerais com posts com intenção de venda.

Passo 6: Entenda como gerar mais leads

Suas vendas podem ficar limitadas se você não entender que o seu mercado precisa ser ampliado constantemente. Afinal, será que seus clientes vão comprar todos os meses, os mesmos valores?

Assim, você precisa descobrir como gerar mais leads – especialmente leads qualificados, que são aquelas pessoas com potencial verdadeiro de comprar algum produto ou serviço da sua empresa.

A geração de leads pode ser feita de diferentes maneiras: por meio de promoções, anúncios patrocinados, política de indicações, disponibilização de conteúdo gratuito, enfim.

Mulher segurando um tablet na mão, enquanto saem notificações da sua tela.

O que você precisa se perguntar é: o que eu posso fazer que pode trazer mais clientes para meu perfil? Ou seja, vender mais pelas redes sociais, para mais pessoas?

Gerar leads é um assunto que rende muito! Por isso, se você quiser saber mais sobre como manter a sua loja nas redes sociais no caminho do crescimento, veja um conteúdo completo sobre geração de leads.

Depois disso, você vai ver como vender pela rede social pode ser algo recorrente e infinito!

Vender pelas redes sociais é possível!

De fato, vender pelas redes sociais nunca foi motivo de desconfiança. Afinal, todos os dias vemos centenas de lojas que possuem somente uma página na rede e conseguem muito crescimento.

É claro que o cenário ideal é sempre ter um espaço seu online. Isso porque, nada impede que sua conta seja excluída da rede social, por diferentes motivos. Um e-commerce, por exemplo, traz muito mais segurança nesse sentido.

Ainda assim, em um primeiro momento, você pode sim optar por vender somente pelas redes sociais! E então, com o tempo e o crescimento, investir em sites próprios.

Aproveite todo o potencial e o público ilimitado dessas plataformas para criar a imagem da sua marca, fazer vendas e atingir mais pessoas. Nada mal para plataformas gratuitas, não é mesmo?

FAQ

Quais são as vantagens de vender pelas redes sociais?

Aumentar a visibilidade e o reconhecimento da sua marca, aproximar e fidelizar os seus clientes, gerar valor e autoridade para o seu nicho de mercado, reduzir os custos e ampliar o alcance e as possibilidades de vendas.

Quais são as desvantagens de vender pelas redes sociais?

Escolher as redes sociais mais adequadas para o seu público-alvo, criando e mantendo a produção de conteúdos, pode ser um desafio constante.

Além disso, uma conta em rede social pode ser excluída a qualquer momento – algo que não acontece com sites e e-commerces, por exemplo.

Como escolher a melhor rede social para o meu negócio?

Levar em conta alguns critérios, como: o tamanho e o perfil do seu público-alvo nas redes sociais, o tipo e o formato dos seus produtos ou serviços, o tom e o estilo da sua comunicação, o objetivo e a estratégia das suas vendas.

Como criar conteúdos que vendem nas redes sociais?

Para começar, planeje os seus conteúdos com antecedência, definindo os temas, os formatos, as datas e as frequências das suas publicações.

Crie conteúdos que sejam interessantes, úteis e educativos para o seu público-alvo, respondendo às suas dúvidas, às suas dores e aos seus desejos.

Pesquise o que os seus concorrentes estão fazendo para se inspirar ou pegar insights sobre coisas diferentes, que podem fazer com que você se destaque.

Como medir o sucesso das minhas vendas nas redes sociais?

Para medir o sucesso das suas vendas nas redes sociais, você deve usar as ferramentas de análise das redes sociais, como insights, relatórios, métricas, etc.

Além disso, vale estabelecer metas e planos de ação para melhorar continuamente as suas vendas nas redes sociais, testando novas ideias, estratégias e ferramentas.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de um site?

Vamos conversar!