Você já se perguntou porque fazer um site para o seu negócio e não usar apenas as redes sociais? Afinal, com tantas opções de redes, e em um mundo cada vez mais conectado, criar uma página própria pode parecer desnecessário.
Saiba que essa é uma dúvida comum entre muitos empreendedores que querem marcar presença online e atrair mais clientes.
De fato, as redes sociais são plataformas populares, gratuitas e fáceis de usar. Mas será que elas são suficientes para garantir o sucesso do seu negócio na internet?
Para entender porque fazer um site ainda é algo interessante, te convidamos a conhecer os detalhes sobre as diferenças das contas nas redes sociais e de uma página online com sua URL. É só continuar a leitura!
Sites e redes sociais: as diferenças
Primeiramente, você sabe quais são as diferenças principais entre um site e uma conta em rede social?
Um site é uma página ou conjunto de páginas na internet que contém informações sobre um determinado assunto ou negócio. Ele pode ter diferentes formatos, como blogs, lojas virtuais, portfólios, currículos, entre outros.
Para acessá-lo, é preciso utilizar um navegador web, digitando-se o endereço eletrônico (URL, ou domínio) ou usando uma ferramenta de busca.
Ter um site próprio traz diversas vantagens para o seu negócio, como: maior credibilidade e profissionalismo, maior controle e personalização da sua presença online e mais leads convertidos em vendas.
E as redes sociais?
Essas são plataformas online que permitem a interação entre pessoas e organizações. As redes sociais mais populares são Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Elas podem ser usadas para diversos fins, como compartilhar conteúdo, divulgar produtos ou serviços, se comunicar com o público, criar relacionamentos, entre outros.
As redes sociais também trazem alguns benefícios para o seu negócio. Por exemplo, tem um baixo custo de entrada e manutenção, contando ainda com a facilidade de uso e atualização.
Mais do que isso, é possível ter uma grande audiência e engajamento. Assim como a possibilidade de segmentação e análise por meio de suas ferramentas.
Mas por que fazer um site e não usar apenas as redes sociais?
Se tanto o site quanto as redes sociais possuem benefícios, por que fazer um site para a sua empresa?
De fato, você pode “se contentar” apenas com as redes sociais, como vários estabelecimentos fazem atualmente.
Entretanto, existem bons motivos para criar um site próprio – e não falamos isso apenas por trabalharmos na área! São razões que você precisa conhecer.
Mais credibilidade e profissionalismo
Primeiramente, um site oferece mais credibilidade e profissionalismo para o seu negócio do que ter apenas uma conta em rede social.
Isso porque um site demonstra que você leva o seu negócio a sério, que você investe na sua imagem e que você se preocupa com a qualidade do seu serviço ou produto.
Além disso, uma página sua na internet transmite mais confiança e segurança para os seus clientes, pois mostra que você tem uma identidade própria e que você está disposto a se relacionar com eles de forma transparente e honesta.
As redes sociais, por outro lado, podem passar uma impressão de amadorismo e improvisação. Isso porque qualquer um pode criar um perfil nas redes sociais, sem nenhum critério ou compromisso.
Além disso, as redes sociais podem ser facilmente manipuladas ou falsificadas por pessoas mal-intencionadas, que podem usar o seu nome ou o seu logo para enganar ou prejudicar os seus clientes.
É importante frisar que ter um site não impede que você faça contas em redes sociais. Inclusive, você pode vincular seus perfis nas redes sociais, o que dá ao cliente uma garantia de localizar a conta certa quando necessário!
Maior controle e personalização da sua presença online
O segundo bom motivo é que um site permite maior controle e personalização da sua presença online.
Isso porque, um site é totalmente gerenciado por você, sem depender das regras ou dos algoritmos das plataformas de redes sociais.
Você pode escolher o layout, as cores, as fontes, as imagens, os vídeos, os áudios, os textos, os botões, os formulários, os menus, os links: ou seja, tudo!
Assim, é possível criar um site que seja a cara do seu negócio, que reflita a sua personalidade e que se adapte às suas necessidades.
As redes sociais, ao contrário, limitam o controle e a personalização da sua presença online.
Para começar, as redes sociais têm padrões pré-definidos de design e de funcionalidade que restringem a sua criatividade e a sua originalidade.
Além disso, as redes sociais estão sujeitas a mudanças frequentes e imprevisíveis nos seus critérios de exibição e de ranqueamento, que podem afetar negativamente o seu desempenho e a sua visibilidade.
Facilidade na captação e fidelização de clientes
Talvez você não saiba, mas um site é uma ferramenta poderosa de marketing digital, que permite que você atraia, converta, se relacione e encante os seus clientes.
Você pode usar o seu site para oferecer conteúdo relevante e de qualidade, que eduque, informe e entretenha os seus clientes. Nas páginas do site, é possível capturar os dados dos seus clientes, como nome, e-mail, telefone, entre outros.
Uma página própria também faz com que você se comunique com os seus clientes, por meio de e-mail marketing, chat online, WhatsApp, entre outros.
E claro, você pode sempre criar ofertas irresistíveis e incentivar os seus clientes a comprarem os seus produtos ou serviços.
Essa mesma captação e fidelização de clientes não é tão simples de se fazer utilizando apenas redes sociais.
Pelas plataformas, não há uma garantia de que você consiga alcançar e manter o contato com os seus clientes, mesmo que você siga várias estratégias “de sucesso”.
As redes sociais também são plataformas em que várias contas chamam a atenção do usuário simultaneamente. Por isso mesmo, pode ser difícil direcionar o foco de um potencial comprador para o seu produto ou serviço.
Ampliar o seu alcance e a sua visibilidade na internet
Você já ouviu falar em SEO, ou Search Engine Optimization? Saiba que um site é uma das ferramentas essenciais para realizar o SEO, ou seja, otimizar os resultados em mecanismos de buscas.
Em uma página própria, é possível aplicar técnicas de SEO, como usar palavras-chave relevantes, criar títulos e descrições atrativos, otimizar a velocidade e a usabilidade do seu site, entre outras possibilidades.
Dentro do site, você pode:
- Criar conteúdo rico e diversificado, utilizando palavras-chave relevantes;
- Gerar links de qualidade, que aumentam a sua relevância na web;
- Otimizar o desempenho de carregamento da página;
- Investir em linkbuilding para trocar informações com outros sites.
E tudo isso será essencial para sua estratégia de SEO!
Essa mesma técnica não pode ser aplicada nas redes sociais, pois elas dependem de fatores externos e incontroláveis. Alguns desses fatores são: o interesse e o comportamento dos usuários, a concorrência e a saturação de conteúdo, as mudanças nos algoritmos e nas políticas das plataformas, entre outros.
As redes sociais também exigem um investimento constante em anúncios pagos, que podem ter um custo elevado e um retorno incerto.
Um site gera mais resultados e conversões para o seu negócio
E não somos nós que falamos isso! São os dados!
Afinal, um site permite coletar uma série de dados para fazer análise e mensuração, para que você acompanhe e avalie o desempenho do seu negócio online.
Você pode usar o seu site para instalar ferramentas de análise, como Google Analytics, Google Search Console, entre outras.
Dessa forma, seu site também vai servir para monitorar indicadores importantes, como número de visitantes, taxa de rejeição, tempo de permanência, origem do tráfego, palavras-chave mais buscadas, páginas mais acessadas, entre outros.
Muitas dessas métricas aparecem nas redes sociais, mas não todas!
Dificilmente você terá acesso a todos os dados e informações sobre os seus clientes e sobre o seu mercado. Em geral, elas também não permitem que você tenha controle sobre todos os aspectos do seu negócio online.
Um site é seu, de verdade
Talvez, o maior motivo porque fazer um site é a certeza de ter um espaço online seu, de verdade.
Uma vez que você compre um domínio (o link do site), pague por ele e mantenha sua página na hospedagem, ninguém pode tirar esse espaço das suas “mãos”.
Isso não acontece com as redes sociais!
Quantas vezes você já ouviu falar de pessoas que, do dia para a noite, perderam suas contas em uma rede? Seja por uma decisão da própria plataforma, ou pela falta de segurança, isso pode acontecer a qualquer momento!
Dessa forma, mesmo que hoje você tenha uma conta relevante em uma rede, amanhã ela pode não estar mais disponível. E isso não acontece com os sites.
Entendeu por que fazer um site?
Como você viu, existem bons motivos que justificam porque fazer um site é essencial para o seu negócio!
É claro que não é impossível vender e ter sucesso somente pelas redes sociais. Aqui mesmo, no Blog da Pixel Perfect, já compartilhamos dicas sobre como vender pelas redes sociais.
Entretanto, a verdade é que somente um site te dá segurança de ter um espaço seu na web, possibilitando ainda mais autonomia para a empresa e conexão com o seu cliente.
Fazer um site não precisa ser algo complexo ou caro – nós podemos te mostrar isso, é só falar conosco!
Agora, se você quer se aventurar pelo mundo da criação de sites, temos um convite: se inscreva na nossa newsletter para receber uma sequência de 5 passos que mostra como desenvolver uma página própria!
Com esse conteúdo, você pode tanto tentar fazer o seu site, quanto entender mais sobre como funciona esse processo. Cadastre-se abaixo – é gratuito!
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Assim, em pouco tempo, você também poderá comprovar na prática por que fazer um site faz todo sentido!
Perguntas frequentes
Porque fazer um site é melhor do que usar apenas as redes sociais?
Porque um site oferece mais credibilidade, controle, personalização, captação, fidelização, alcance, visibilidade, resultados e conversões para o seu negócio do que as redes sociais.
Como fazer um site para o meu negócio?
Você pode fazer um site para o seu negócio contratando profissionais especializados em criação de sites ou usando ferramentas online que facilitam a criação de sites.
Quanto custa fazer um site para o meu negócio?
O custo de fazer um site para o seu negócio depende de vários fatores, como o tipo, o tamanho, o design, a funcionalidade, a manutenção e a hospedagem do site. Você pode pesquisar os preços e as condições de diferentes fornecedores e escolher o que melhor se adapta ao seu orçamento e às suas expectativas.
Quanto tempo leva para fazer um site para o meu negócio?
O tempo de fazer um site para o seu negócio também depende de vários fatores, como a complexidade, a qualidade, a revisão e a aprovação do site. Você pode estimar o tempo de acordo com o cronograma e o prazo estabelecidos pelo fornecedor ou pela ferramenta que você escolher.
Como divulgar o meu site para o meu público-alvo?
Você pode divulgar o seu site para o seu público-alvo usando estratégias de marketing digital, como SEO, conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, anúncios pagos, entre outras. Você pode definir os seus objetivos, o seu público, o seu orçamento e as suas métricas e planejar as suas ações de acordo com as melhores práticas do mercado.
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